Valeria Campos, da Redação I [email protected]
Indo muito além de um modelo de negócios, a Aurora Coop enxerga o cooperativismo como uma filosofia de vida. Na prática, isso significa agir com foco no coletivo, dividir e compartilhar princípios que que são fundamentais para seu sucesso e impacto no setor.
Dentro de suas operações, a sustentabilidade e o bem-estar animal sempre foram práticas presentes muito antes das temáticas ganharem mais holofotes. E os registros comprovam. Em 2008, quando o Brasil iniciou o Programa de Abate Humanitário, a Cooperativa foi pioneira na implementação do programa em suas Unidades Industriais de Suínos e Aves.
“A partir desta implementação, anualmente a Aurora Coop investe em infraestrutura adequada para promover o bem-estar dos animais, a qual influencia diretamente no manejo adotado”, compartilha Marcos Antonio Zordan, vice-presidente de Agronegócios.
Fruto desse compromisso, atualmente, a Cooperativa está entre as maiores produtoras de proteína animal do Brasil ocupando a terceira posição em volume e alcance. Conforme realça Zordan, diariamente, 1,2 milhões de aves e mais de 30 mil suínos passam por suas linhas de abate, enquanto a produção de leite supera os 450 milhões de litros anuais. Por trás desse volume, mais de 100 mil famílias cooperadas, pertencentes às 14 cooperativas afiliadas, dedicam-se ao manejo dos animais e à produção dos insumos essenciais para o abastecimento das unidades de processamento.
LEIA NA REVISTA FEEDFOOD: