Publicidade
MERCADO

Conteúdo

Uniões bilaterais com Japão e Angola reforçam cooperação durante Cúpula do G20

Conversas focaram em avanços no comércio de produtos do agronegócio, como carne suína, carne bovina e melões
Por feedfood
feedfood@feedfood.com.br

Durante a Cúpula de Líderes do G20, realizada no Museu de Arte Moderna (MAM) no Rio de Janeiro, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, acompanhou as agendas oficiais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira (18). Em paralelo, o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luís Rua, conduziu reuniões bilaterais com representantes do Japão e de Angola, fortalecendo as relações comerciais e de cooperação com os dois países.

Com o Japão, as conversas focaram em avanços no comércio de produtos do agronegócio, como carne suína, carne bovina e melões, itens de grande interesse para ambas as nações. Segundo Luís Rua, o Japão é um mercado estratégico para o Brasil, e há otimismo quanto aos resultados das negociações, que buscam ampliar o acesso e a competitividade dos produtos brasileiros no mercado asiático.

No diálogo com Angola, o destaque foi a preparação para a missão oficial brasileira ao país africano, programada para dezembro. As conversas trataram do fortalecimento das relações comerciais e da cooperação entre os dois países, com foco em iniciativas conjuntas que promovam benefícios mútuos e estimulem o desenvolvimento econômico regional.

Carne suína e carne bovina são itens de grande interesse para ambas as nações (Foto: Reprodução)

Além dessas reuniões formais, o secretário também dialogou informalmente com outros parceiros internacionais, incluindo representantes da Liga Árabe e o embaixador da Palestina no Brasil, reforçando a expansão da atuação diplomática e comercial nacional no cenário global.

Fonte: Mapa, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA MAIS:

Inovação ajuda a equilibrar custos de produção e atender à demanda por laticínios diversificados

MAPA apresenta balanço dos dois últimos anos do agro e apresenta metas para 2025

Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas recebe reforço financeiro