A edição 2024 do Fórum Catarinense de Dirigentes Cooperativistas reuniu mais de 120 representantes de cooperativas de todo o estado em Florianópolis. Organizado pelo Sistema OCESC, o evento visa fortalecer a liderança e promover o networking entre dirigentes do setor, com foco em inovação e desenvolvimento cooperativista. A programação contou com palestras de especialistas, apresentação de cases e debates sobre os desafios e oportunidades no cenário econômico e cooperativista brasileiro.
Entre as principais palestrantes, Zeina Latif trouxe uma análise sobre o potencial de crescimento econômico do Brasil com a palestra “O Brasil tem jeito?”, destacando os fatores que podem impulsionar o país rumo a um desenvolvimento mais sustentável. Complementando o tema da valorização cooperativista, Thais Jerônimo Duarte apresentou “Cultura cooperativista: valorização e retenção de cooperados”, explorando estratégias de comunicação para fortalecer o engajamento e o senso de pertencimento dos cooperados, aspectos essenciais para a sustentabilidade do movimento cooperativista.
A Aurora Coop marcou presença com o case “Aurora Coop: uma história de intercooperação”, apresentado pelo presidente Neivor Canton, que compartilhou a trajetória da cooperativa rumo ao fortalecimento da intercooperação entre as entidades. Além disso, o evento contou com uma atualização da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) sobre os projetos legislativos em andamento em Brasília, destacando os avanços e os esforços para conquistar benefícios ao setor cooperativista, com previsão de votação em 2025.
Vanir Zana, presidente do Sistema OCESC, ressaltou a importância do fórum como um espaço de construção coletiva: “Cooperativismo não se faz sozinho, é um trabalho conjunto, coletivo, e este é o grande propósito do Fórum. O evento nos proporcionou muitas trocas positivas e conversas sobre as oportunidades e os desafios do sistema cooperativista catarinense, onde construímos conhecimentos e soluções entre os líderes para fazermos do nosso cooperativismo um movimento ainda maior e mais forte”, informou.
Fonte: OCESC, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
Entrevista exclusiva: Presidente da EuroTier 2024 fala sobre a importância do Brasil para o evento
Soro de leite é oportunidade no mercado como ingrediente multifuncional
SC registra 68 mil toneladas de carne suína exportadas e atinge segundo maior volume do ano