BOVINOCULTURA

Conteúdo

Padrão Ouro é guia para o bom desempenho do setor leiteiro

Com dados de mais de 207 mil bezerras, material define melhores práticas na criação e manejo do rebanho
feedfood

O recém-lançado Padrão Ouro, publicado pela Alta, traz uma série de boas práticas para a pecuária leiteira no Brasil. Baseado em dados de 176 fazendas e mais de 207 mil bezerras, o material reúne orientações detalhadas sobre manejo e criação de bezerras e novilhas, fases fundamentais para o desenvolvimento do rebanho.

Na terceira edição, o Padrão Ouro oferece recomendações práticas que podem aumentar a produtividade e melhorar a saúde animal. Rafael Azevedo, zootecnista e gerente de Neonatos da Alta, explica que as diretrizes são objetivas: “Quando abordamos nutrição, especificamos, por exemplo, a quantidade ideal de leite a ser oferecida à bezerra até os 30 dias de vida”, comenta.

Além de nutrição, o guia inclui recomendações sobre reprodução, como o exame de gestação entre 35 e 45 dias após a inseminação, para identificar animais não gestantes e reintegrá-los a programas de reprodução. Há também orientações sobre treinamento de equipe e melhorias no ambiente para garantir a segurança e bem-estar das futuras produtoras de leite, aspectos que contribuem para um manejo mais eficiente.

Guia reúne orientações detalhadas sobre manejo e criação de bezerras e novilha (Foto: Reprodução)

Assinado por 17 especialistas em zootecnia e saúde animal, o Padrão Ouro tem como base o Gold Standards, da Associação de Bezerras e Novilhas de Leite dos EUA, com adaptações às condições brasileiras. Azevedo ressalta o valor do documento para o produtor rural: “É um manual essencial para quem busca sucesso na pecuária leiteira”, afirma o especialista.

Fonte: Alta, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA MAIS:

MPA representa o Brasil em evento de combate à pesca ilegal

Estudo afirma que consumo de ovos potencializa memória

Lideranças de Defesa Sanitária estarão na Conbrasfran 2024