A engenheira agrônoma e cozinheira amadora Rafaela De Nápoli, de Rio Verde (GO), foi coroada vencedora do reality show gastronômico “Prato Brasil – Do Campo à Mesa”, promovido pelo 9º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA) e pela Band. A final, realizada no palco do CNMA, consagrou o talento e a inovação de Rafaela, que explorou a carne de porco em um prato que encantou os jurados.
Em sua estreia no CNMA, Rafaela contou que sempre quis participar do evento, mas que só conseguiu essa oportunidade por meio da competição. Motivada por amigos e familiares, que reconheceram seu talento, ela decidiu inscrever-se no reality. “Sempre gostei de cozinhar e, mesmo sem experiência formal, já trabalhei com culinária em tempos de desemprego. Chegar à final com o apoio da minha família foi muito especial”, afirmou Rafaela, que costuma cozinhar para a família de mais de 50 pessoas.
Para a etapa final, Rafaela preparou um sofisticado Aligot de Queijos com Carré de Porco na manteiga, acompanhado de farofa de bacon, cebola caramelizada e geleia de abacaxi com pimentas vermelhas. Evitando ingredientes como o pequi, que é tradicional na culinária goiana mas não agrada a todos, ela optou por explorar a versatilidade da carne de porco. “Queria algo novo e que realmente gostasse de preparar e provar. Fiz o prato para amigos e familiares antes do reality e recebi muitos elogios.”
Na competição, que foi transmitida em seis episódios pelos canais Sabor&Arte e Terraviva, reunindo participantes de todas as regiões do Brasil com ingredientes e pratos regionais, Rafaela homenageou seu pai, Francisco, que faleceu em 2021, usando o chapéu dele como símbolo de sua dedicação e conquista. Após a vitória, Rafaela relata estar “em êxtase” e afirma que a repercussão foi imediata. Apesar de não ter ido ainda a Paris, onde fará o curso na renomada escola Le Cordon Bleu, ela já recebeu convites para eventos gastronômicos locais e está aberta à possibilidade de investir na culinária.
Rafaela pretende levar a mãe, Lindaura, para Paris, em uma viagem inédita para ambas. “Minha mãe estudou 12 anos em um internato francês em São Paulo, então é uma maneira de presenteá-la também. Entrei no reality sem pretensões de vencer e acho que essa leveza me ajudou. Agora estou ansiosa para descobrir tudo o que Paris me reserva.”
Fonte: CNMA, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA MAIS:
MPA representa o Brasil em evento de combate à pesca ilegal