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IA no marketing do agronegócio: o desafio do setor para os próximos anos

Por: Catarina Leão I especialista em Marketing para o Agronegócio
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Nos últimos anos, a forma como as empresas do agronegócio passaram a se comunicar e posicionar seus produtos se transformou. O marketing digital e a inteligência artificial (IA) emergem como ferramentas estratégicas para alcançar novos patamares de eficiência, personalização, alcance e criatividade no setor agro.

Uma área que historicamente investia em marketing tradicional, feiras, eventos, catálogos e revistas especializadas, sentiu a mudança de cenário e as novas oportunidades que a digitalização do campo trouxe: não apenas para otimizar processos produtivos, mas também para transformar a forma como as marcas dialogam com os diversos públicos da cadeia produtiva.

Neste contexto, a segmentação do público-alvo para um diálogo ainda mais direto é o grande ‘pulo do gato’ do digital. Canais como redes sociais, blogs, vídeos, podcasts e newsletters permitem que as empresas compartilhem informações técnicas, inovações e práticas sustentáveis de maneira mais ágil e eficiente. Além disso, estratégias como o uso de SEO, marketing de conteúdo e anúncios pagos (ads) garantem que as marcas do agronegócio estejam presentes nas principais plataformas de pesquisa, resultando em fortalecimento de reputação e aumento da influência nas decisões de compra.

Catarina Leão é especialista em Marketing para o Agronegócio

Mas será que a IA no agro vai trazer menos conexão humana?

Com o avanço da IA, o marketing digital no agronegócio pode ir além da segmentação de público e da personalização de campanhas. Essa tecnologia também tem o potencial de aprimorar o atendimento ao cliente por meio de chatbots e assistentes virtuais. Com isso, empresas podem oferecer um suporte mais rápido e preciso, aumentando a satisfação do cliente e, consequentemente, sua fidelidade.

Mas se por um lado esses avanços tecnológicos prometem ganhos em diversas áreas da comunicação, por outro, surge uma questão provocadora: até que ponto essa automação poderá impactar a relação mais próxima e humana que historicamente define o agronegócio? A tecnologia, ao mesmo tempo que simplifica e acelera processos, pode criar um distanciamento nas relações comerciais e sociais, um elemento que sempre foi central e muito importante para o sucesso das marcas no setor!

As empresas de agronegócio devem, portanto, fazer o possível para equilibrar o uso dessas inovações com a manutenção de uma comunicação genuína e próxima de seus públicos. Somente assim o futuro do marketing no agronegócio terá espaço para uma combinação de alta tecnologia com relações mais personalizadas e humanas.

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