A Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável (MBPS) está participando da Conferência Global sobre Produção Sustentável de Carne Bovina 2024, que acontece em Punta del Este, Uruguai. O evento reúne representantes de mesas regionais dos cinco continentes, além de produtores, processadores, sociedade civil e organizações de varejo, com o objetivo de debater práticas e compromissos para uma pecuária mais sustentável. A MBPS, representada por Ana Doralina Menezes, presidente da MBPS, e Fernando Sampaio, diretor de sustentabilidade da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), está focada em promover as iniciativas brasileiras voltadas à sustentabilidade no setor.
No dia 30 de setembro, Fernando Sampaio representou a MBPS durante a Grande Mesa Regional Internacional, onde apresentou os avanços e desafios da pecuária sustentável no Brasil. Além disso, ele participou de grupos temáticos que discutiram temas emergentes, como bem-estar animal, mudanças climáticas e o uso da terra. No painel “Comunicando cases de sucesso globais de carne sustentável”, Sampaio destacou o trabalho da Mesa Brasileira na implementação da rastreabilidade bovina, apontando o desenvolvimento de uma proposta para uma política pública nacional que fortalece a transparência na cadeia de valor.
Ana Doralina Menezes, presidente da MBPS, também destacou a importância da presença da entidade no evento global. Para ela, a participação é essencial para o fortalecimento do diálogo internacional e a troca de experiências que ajudam a moldar práticas mais sustentáveis na pecuária brasileira. “Nossa presença aqui reforça que é possível produzir carne no Brasil de forma responsável, mantendo a biodiversidade e atendendo às demandas globais por sustentabilidade,” afirmou Ana Doralina.
Além dos temas já mencionados, a conferência também tem dado destaque à comunicação e educação, com ênfase na importância de transmitir informações de maneira clara e eficaz, e na compreensão das expectativas do mercado consumidor.
Fonte: MBPS, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
Pó secante auxilia da termorregulação de leitões