O bem-estar animal tem se tornado um tema central na produção avícola, especialmente no Brasil, um dos maiores exportadores de proteína animal. Com o aumento das exigências globais por práticas sustentáveis, o país enfrenta o desafio de atender à demanda internacional enquanto se adapta a novas regulamentações que garantem o bem-estar das aves, fator crucial para a competitividade do setor no mercado global.
Durante o Simpósio Matrizes, promovido pela FACTA nos dias 15 e 16 de outubro em Chapecó (SC), a zootecnista Sulivan Alves, diretora Técnica da ABPA, apresentará a palestra “Bem-estar de aves: oportunidades e desafios para o Brasil”, abordando como o bem-estar animal está intrinsecamente ligado à sustentabilidade e as novas tendências regulatórias que influenciam o mercado brasileiro de exportação de proteína.
De acordo com a diretora, embora o bem-estar animal já seja uma pauta conhecida, ele agora se torna ainda mais relevante com as pressões internacionais por práticas sustentáveis. “O Brasil enfrenta o desafio de equilibrar alta produção e práticas que garantam o bem-estar dos animais, o que coloca o país em uma posição estratégica no cenário global”, destaca.
O Simpósio Matrizes encerra o calendário de eventos da FACTA em 2024 e traz discussões sobre sanidade, ambiência e qualidade intestinal das aves, enfatizando a importância das matrizes reprodutoras na produção sustentável e nas estratégias de alojamento, especialmente diante da abertura de novos mercados internacionais para o Brasil.
Fonte: FACTA, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
Webinar gratuito aborda logística para exportações