O encontro do Grupo de Trabalho da Agricultura do G20, realizado em Chapada dos Guimarães (MT), tem realizado diversos acordos bilaterais e promovido pautas importantes para o agronegócio brasileiro. Na última reunião, que ocorreu na sexta-feira (13), Brasil e Portugal assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para fortalecer a cooperação no setor agroalimentar. O acordo, firmado pelos ministros da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro, e da Agricultura e Pescas de Portugal, José Manuel Fernandes, visa garantir o controle de segurança e qualidade dos produtos agroalimentares, promovendo o intercâmbio técnico e institucional entre os dois países.
Além de fortalecer as relações bilaterais, o memorando abre portas para novas colaborações no âmbito de negociações sanitárias e fitossanitárias com a União Europeia, um ponto de interesse estratégico para o Brasil. Fávaro ressaltou que essa parceria reforça a reciprocidade e equilíbrio nas relações entre as duas nações, ampliando as oportunidades para setores além do agroalimentar.
Durante o G20 Agro, outras reuniões bilaterais também foram realizadas. Fávaro discutiu com o ministro da Agricultura e Bem-Estar dos Agricultores da Índia, Ramnath Thakur, o fortalecimento da cooperação no setor de pulses e pecuária leiteira. Além disso, em encontro com a ministra das Mudanças Climáticas dos Emirados Árabes, Amna Al Dahhak Al Shamsi, foi apresentado o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas Sustentáveis.
O Brasil aproveitou o evento para destacar sua liderança em práticas sustentáveis no agronegócio, com iniciativas voltadas para a recuperação de pastagens e combate ao desmatamento. A assinatura do memorando com Portugal e o estreitamento de laços com outras nações reforçam a posição do Brasil como um protagonista no cenário agro global.
Fonte: MAPA, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
G20: Aquicultura é chave para sustentabilidade