ARTIGO

Conteúdo

Os robôs serão destaques nas fazendas do futuro

Com números significativos, adoção da ordenha robotizada segue em ritmo crescente no País, gerando mudanças positivas na rotina das propriedades
feedfood

No Brasil, as inovações e as tecnologias estão transformando as operações da pecuária leiteira e impulsionando os bons resultados no campo. De modo geral, a adoção de novas ferramentas está cada vez maior na atividade e os sistemas de ordenha robotizada, chamados de AMS, são destaques nesse cenário. Quem traz essas informações é Alexandre M. Pedroso, consultor e proprietário da Plenteous Consultoria Agropecuária. 

Segundo Alexandre, hoje já existem mais de 500 robôs de ordenha operando no País. E, somado a isso, o uso de sistemas de monitoramento do comportamento animal tem sido frequentemente utilizado nas fazendas, auxiliando na prevenção e identificação precoce de problemas de saúde nos rebanhos.

Na área de nutrição, as tecnologias também estão fazendo a diferença. Nesse novo ambiente, os aditivos naturais (fitogênicos, probióticos, posbióticos, dentre outros) vêm ganhando espaços e gerando excelentes resultados: “Essas são as tecnologias que mais estão evoluindo atualmente”.

Quando o assunto é adoção da ordenha robotizada, o ritmo de implementação é impressionante no Brasil. Dentre as transformações trazidas pela tecnologia, o proprietário da Plenteous Consultoria Agropecuária cita a alteração significativa na rotina das fazendas. Conforme ilustra, é notório a melhora na gestão de muitas propriedades, pois os produtores têm mais tempo para se dedicar a outras atividades, inclusive ao lazer.

“Muitos profissionais relataram que passaram a trabalhar de forma diferente depois de instalarem os robôs e experimentaram uma melhora significativa na qualidade de vida”, compartilha Alexandre. Na outra ponta, alguns produtores disseram que após a implementação, a fazenda passou a ser mais eficiente e, em função disso, estão tendo melhores resultados financeiros.

Você pode ler a reportagem “NAS FAZENDAS DO FUTURO, OS ROBÔS SERÃO DESTAQUES”, pela jornalista Valeria Campos, na íntegra e sem custo, acessando a página 46 da edição de agosto (nº 208) da Revista FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Fiscais agropecuários podem entrar em greve

Abate bovino registra 9,96 milhões de cabeças

Furnas e Ilha Solteira liberados para produção de pescado