Patrocinado
BOVINOCULTURA

Conteúdo

Cargill: engorda acelera e custo cai R$ 132,80 por bovino

MFG Agropecuária foi o destaque do Benchmarking Confinamento Probeef 2024 promovido pela empresa
feedfood

Com resultados acima da média no desempenho zootécnico, a MFG Agropecuária foi reconhecida como um dos destaques no Benchmarking Confinamento Probeef 2024, realizado pela Cargill. O grupo conseguiu reduzir em 1,08 dia o tempo de confinamento necessário para a produção de uma arroba de carne, em comparação com a média nacional, o que resultou em uma economia significativa para seus parceiros, estimada em R$ 132,80 por bovino. O levantamento analisou os dados de 300 confinamentos e mais de 2 milhões de abates, sendo um dos mais abrangentes do setor.

Na categoria “machos”, que corresponde a 88% da amostragem total do estudo, a MFG Agropecuária alcançou uma média de 13,20 dias para produzir uma arroba de carne, superando a média nacional de 14,28 dias. Segundo Adriano Umezaki, coordenador técnico de Nutrição da empresa, essa eficiência no ganho de peso diário foi fundamental para gerar economia aos parceiros e maximizar a rentabilidade no confinamento.

Categoria “machos” alcançou uma média de 13,20 dias para produzir uma arroba de carne (Foto: Divulgação)

A MFG Agropecuária também foi destaque com três de suas unidades entre os dez primeiros colocados do ranking, embora a Cargill não divulgue a classificação exata. Em São Paulo, a unidade de Pereira Barreto obteve o melhor desempenho em “Ganho Diário de Carcaça”, com 1,184 kg por dia. Já a unidade de Campo Verde, em Mato Grosso, se destacou em “Eficiência Biológica”, utilizando 129,27 quilos de matéria seca por arroba. Na categoria “fêmeas”, a planta de Mineiros, em Goiás, foi reconhecida pelo “Ganho Diário de Carcaça” (1,087 kg/dia) e pela produção de 6,56 arrobas.

O sucesso alcançado, de acordo com Umezaki, é resultado de um manejo preciso e da aplicação de protocolos nutricionais customizados. “O segredo está em realizar o básico com excelência, mantendo a consistência nas operações e garantindo que a rotina seja executada sem oscilações nos horários de trato, além de sermos eficientes na produção e distribuição das formulações nutricionais”, explicou o coordenador.

Fonte: Cargill, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

O impacto do ESG no crescimento sustentável das empresas agro

ABPA vai ao México para ampliar exportações

CarbonGado avalia e melhora sustentabilidade