MERCADO

Conteúdo

Bioeconomia poderá ser integrada à Amazônia

feedfood
FOTO: REPRODUÇÃO
Ministra da agricultura defende ação para garantir preservação da região

Durante reunião com governadores da Amazônia Oriental – formada pelos estados do Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins e Mato Grosso – em Belém (PA), a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, destacou que somente com o desenvolvimento da região será possível garantir a preservação da Amazônia.

Segundo ela, se o desenvolvimento não for trabalhado, os problemas das queimadas serão repetidos todos os anos e afirmou que trabalha para implantação de projetos relacionados à bioeconomia na região. A ação tem como objetivo inserir pequenos produtores rurais, povos e comunidades tradicionais no sistema produtivo a partir do uso sustentável de recursos da biodiversidade e do extrativismo.

“Isso leva um tempo, mas estamos caminhando para colocarmos a bioeconomia para que esses pequenos produtores possam ter renda, viver de forma melhor e entender que precisam preservar”.

Populada por 20 milhões de pessoas, a região norte, de acordo com a Ministra, necessita de trabalho e renda para que sua população possa viver com dignidade. “Precisamos achar caminhos e soluções para que os pequenos produtores entrem no setor produtivo, produzindo para as cidades que estão ao seu redor”, disse aos governadores, acrescentando que também deve ter o estímulo à agricultura de baixa emissão de carbono.

O encontro levantou uma ação conjunta de unificação de informações sobre a região, a sala de situação, que irá monitorar dados sobre índices agronômicos, zootécnicos, de cadastros de terra e números ambientais.

Também participaram da reunião os ministros Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Ricardo Salles (Meio Ambiente), Jorge Antônio Oliveira (Secretaria Geral da Presidência) e Fernando Azevedo e Silva (Defesa).

Fonte: MAPA, adaptado pela equipe feed&food.