O Brasil comemora as recentes aprovações sanitárias pelos governos do Panamá e de Angola, consolidando ainda mais a confiança internacional no sistema de controle sanitário brasileiro. O Panamá autorizou a importação de carnes e miúdos de aves e suínos do Brasil, enquanto Angola abriu seu mercado para a importação de ovinos e caprinos vivos para reprodução, além de material genético desses animais.
Essas novas aberturas de mercado prometem aumentar o fluxo comercial com os dois países. Nos primeiros sete meses de 2024, o Brasil exportou mais de US$ 55 milhões em produtos agrícolas para o Panamá, com destaque para produtos florestais e cereais. Para Angola, as exportações brasileiras somaram mais de US$ 211 milhões, impulsionadas principalmente por carnes e produtos do complexo sucroalcooleiro.
Com essas conquistas, o agronegócio brasileiro atinge 99 aberturas de mercado apenas em 2024, totalizando 177 em 58 destinos desde o início de 2023. Esses avanços resultam de uma colaboração estreita entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), fortalecendo a posição do Brasil como um fornecedor global de produtos agrícolas de qualidade.
Fonte: MAPA, adaptado pelo equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
SBSS 2024: Suinocultura avança com inovação e networking
Mantiqueira Brasil aposta em crescimento do mercado de ovos para 2025