BOVINOCULTURA

Conteúdo

Agrifirm e CCB apresentam inovações para nutrição de bezerras

Dia de Campo na Esalq/USP reuniu profissionais, estudantes e produtores de leite para uma manhã de atualização técnica
feedfood

A Agrifirm Brasil e o Clube de Criação de Bezerros (CCB) destacaram seus avanços inovadores na nutrição de bezerras, oferecendo soluções que prometem transformar a criação e o manejo desses animais no recente Dia de Campo. 

O evento é uma iniciativa resultante da parceria entre a Agrifirm e o CCB, ligado à Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da USP, coordenado pela Profª. Drª. Carla Maris Machado Bittar, docente do Departamento de Zootecnia e uma referência no setor.

O encontro reuniu cerca de 80 participantes, incluindo estudantes, profissionais e produtores de leite. A programação começou com uma palestra de Carla sobre as novas recomendações de colostragem e o papel do leite de transição na nutrição e desenvolvimento intestinal das bezerras.

A iniciativa é coordenado pela Profª. Drª. Carla Maris Machado Bittar, docente do Departamento de Zootecnia e uma referência no setor (Foto: divulgação)

A professora explicou a importância da dieta líquida, seus tipos e sistemas de aleitamento, além do papel da dieta sólida no desmame das bezerras para manter seu desempenho. Também abordou as novidades sobre o fornecimento de fibra de volumosos, com base em dados recentes sobre silagem de milho e feno.

Após a palestra, os participantes foram levados ao bezerreiro, dividido em quatro estações, para uma abordagem detalhada sobre colostragem. Cada estação abordou temas essenciais, como qualidade sanitária e imunológica, medição e avaliação da colostragem por coleta de sangue, dieta líquida, temperatura, teor de sólidos e diferentes diluições de sucedâneos e adensamento de leite.

O encontro reuniu cerca de 80 participantes, incluindo estudantes, profissionais e produtores de leite (Foto: divulgação)

Na estação de dieta sólida, por exemplo, os participantes puderam observar lâminas mostrando as papilas ruminais de bezerros jovens e bezerros próximos do desmame, para entender as diferenças que ocorrem conforme a idade, em função do consumo. Além disso, aspectos relacionados à forma física dos concentrados e alternativas de volumosos também foram temas do Dia de Campo.

“Por último, tivemos uma estação sobre bem-estar e sanidade, falando sobre instalações, a importância do manejo da cama e o diagnóstico precoce de doenças para que o tratamento seja eficiente e que possa reduzir os problemas”, complementou Carla.

Após as apresentações, o gerente Técnico de Ruminantes da Agrifirm, Giancarlo Negro, trouxe uma visão detalhada do portfólio de soluções nutricionais e serviços da multinacional holandesa. Ele destacou que, para ter vacas produtivas e longevas, é essencial cuidar das novilhas e bezerras.

Fonte: Agrifirm, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Granja Sítio São Bento: eficiência com tecnologia e sustentabilidade

Revolução tecnológica na suinocultura: um avanço inevitável

Inverno: os cuidados em avicultura, aquicultura e bovinocultura de leite