Ao fornecer uma nutrição adequada e balanceada é possível reduzir o desperdício alimentar e melhorar a eficiência do uso de recursos, como também promover melhores condições de bem-estar animal. Com isso, investir em alimentação de precisão para matrizes suínas é essencial para o avanço do setor.
Neste cenário, a alimentação de precisão redefine a operação das granjas de suínos, promovendo uma produção sustentável e lucrativa ao adaptar as dietas conforme as diferentes fases da gestação, que exigem abordagens nutricionais específicas.
“Estudos mostram que a falta de adaptação na dieta pode resultar em complicações como obesidade ao parto e uma subsequente redução na ingestão de alimentos durante a lactação”, relatou o doutor em Nutrição de Precisão de Fêmeas Suínas e Especialista Global em Nutrição na Topigs Norsvin, Rodrigo Lima.
De acordo com Rodrigo, frequentemente, as matrizes são alimentadas com a mesma dieta ao longo da gestação, sem ajustes nos níveis nutricionais ou na quantidade de ração fornecida. No entanto, as necessidades nutricionais variam dinamicamente conforme os diferentes estágios gestacionais.
“A aplicação da alimentação de precisão está mudando esse cenário. Estratégias inovadoras, como a abordagem ‘alto-baixo-alto’ (do inglês, high-low-high, HLH), permitem ajustes precisos ao longo da gestação, otimizando a saúde materna e o desenvolvimento fetal, pois assumem as necessidades de cada estágio”, avaliou o doutor.
Ainda de acordo com Rodrigo, o estudo observado também mostrou que a produção de leite foi melhorada em aproximadamente 1,2 kg por dia ao utilizar-se da nutrição de precisão ao invés de utilizar uma só dieta e quantidade diária durante toda a gestação.
“Não se trata apenas de fornecer alimento, mas sim de fornecer a nutrição certa, na quantidade certa, no momento certo. A alimentação de precisão não apenas melhora o desempenho das porcas, mas também impulsiona a eficiência econômica para os produtores”, finalizou o doutor.
Fonte: Topigs, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
Granja Sítio São Bento: eficiência com tecnologia e sustentabilidade
Revolução tecnológica na suinocultura: um avanço inevitável
Inverno: os cuidados em avicultura, aquicultura e bovinocultura de leite