Natalia Ponse | [email protected]
A inteligência artificial (IA) está revolucionando a pecuária brasileira, proporcionando uma gestão mais eficiente e precisa das propriedades. O uso dessa tecnologia permite que os pecuaristas tomem decisões informadas, otimizem recursos e aumentem a produtividade. “Acreditamos que o agronegócio está entrando na Era 5.0”, afirma Xisto Alves de Souza Junior, founder e CEO da JetBov.
“Nessa era, o volume de dados analisados será cada vez maior, e o acesso imediato às informações permitirá reações que impactarão diretamente na lucratividade e sustentabilidade das propriedades”, complementa.
A IA no agronegócio não apenas melhora a gestão operacional, mas também facilita a vida dos produtores com ferramentas intuitivas. No entanto, a adoção da IA também apresenta desafios. “É fundamental ter uma coleta de dados consistente para que existam informações para análise, permitindo que a inteligência artificial contribua de forma significativa na gestão da propriedade”, alerta o executivo.
Um exemplo prático dessa revolução tecnológica é a Jay, a inteligência artificial desenvolvida pela JetBov. “O desenvolvimento da Jay seguiu as principais tendências do mercado mundial”, conta Xisto e acrescenta: “Inicialmente, pensamos em usar chatbots no WhatsApp, mas a interface era muito limitada. Com a IA generativa, a usabilidade melhorou, permitindo até o envio de áudios, um grande diferencial.”
O aplicativo funciona como um chat similar ao WhatsApp, onde o pecuarista pode dialogar e questionar a ferramenta com mensagens de texto ou áudio, usando suas próprias palavras. Isso, como explica Souza Junior, torna seu uso mais natural, similar ao ChatGPT.
A implementação dessas tecnologias traz diversos benefícios, como destaca o CEO da JetBov: “O produtor tem acesso aos principais relatórios da fazenda com um clique, o que torna as decisões mais rápidas e assertivas. Esses relatórios podem ser compartilhados pelo WhatsApp, facilitando o acesso do produtor aos dados da propriedade. Além disso, a ferramenta permite criar tarefas para os funcionários da fazenda, melhorando a comunicação e a solução de problemas”.
Para superar essas barreiras, a JetBov oferece um suporte robusto aos produtores. “Temos uma equipe de Sucesso do Cliente dedicada a ajudar os produtores desde a implantação até o uso contínuo, oferecendo treinamentos EAD e suporte via chat”, define Xisto.
A Jay é parte integrante da plataforma de gestão JetBov e promete levar a gestão das fazendas de pecuária de corte a um novo patamar, comenta ele: “Na prática, ela oferece respostas às dúvidas do produtor sobre questões técnicas da pecuária de corte, baseando-se em nossos conteúdos continuamente atualizados. A Jay atuará de forma preditiva, permitindo que o gestor se antecipe aos problemas, o que garantirá resultados satisfatórios”. E para a companhia, essa revolução tecnológica é apenas o começo.
LEIA TAMBÉM:
Dia do produtor de leite: uma celebração aos desafios e conquistas do setor
Governo brasileiro isenta proteína na cesta básica
Indústria avícola enfrenta queda de 4,7% nas exportações do RS