Patrícia Bragante | [email protected]
A partir de 2024, o dia 12 de julho se tornará uma data especial para o produtor de leite, reconhecendo o seu trabalho e dedicação para garantir o fornecimento de leite em nossas mesas.
A celebração da data foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na Lei 14.870/24, que cria o Dia Nacional do Produtor de Leite, conforme o Projeto de Lei 6487/19 dos deputados Emidinho Madeira, Domingos Sávio e Evair Vieira de Melo.
Como uma oportunidade de valorizar o trabalho dos produtores, refletindo os desafios e inovações que cercam o futuro do setor leiteiro, reportagens da Revista FeedFood ganham destaque com esta conquista.
Entre elas, destacam-se a história de dois produtores da região em “Um Tour Leiteiro por Minas Gerais”, parcerias colaborativas em “União de Esforços”, estratégias de sucesso na gestão em “Cada Centavo Conta”, e novas fronteiras de crescimento e prosperidade em “Além do Leite”.
Fazenda Bocaina e Fazenda Capetinga – Ed. nº 191 | Março 2023
Como um exemplo de inovação na produção leiteira de Minas Gerais, a Fazenda Capetinga se destaca em São João Batista do Glória, sob a supervisão do proprietário Marcelo Maldonato Cassoli, com uma ordenha robotizada para otimizar seus processos.
A fazenda alcança cerca de 40 mil litros de leite por mês, garantindo qualidade e eficiência por meio de processos precisos e um ambiente adequado para os animais, e investe em tecnologias sustentáveis, reduzindo impactos ambientais e assegurando a continuidade operacional com estratégias de contingência como geradores de energia.
Do outro lado, há 15 km de João Batista do Glória, reconhecida por sua excelência, com uma produção diária de 2,4 mil litros de leite, a Fazenda Bocaina recebeu prêmios pela qualidade do leite e pelo fornecimento da Vigor há mais de 20 anos.
Sob a supervisão de Antônio Sérgio Carneiro, ao lado de três irmãos e apoio de quatro colaboradores, a propriedade familiar com 260 animais, mantém uma estrutura tradicional com ordenha mecânica, focada em qualidade e higiene, com especialização em gado girolando.
Fazenda Frísia – Ed. nº 198 | Outubro 2023
Em Carambeí, Paraná, desde 1955, a Fazenda Frísia é um exemplo de excelência e inovação para o Brasil. Conhecida por sua tradição na produção de leite de alta qualidade, o local abriga cerca de 750 vacas em lactação e produz 28 mil litros de leite diariamente.
Sob a liderança do gerente Agropecuário, Mateus Gonçalves dos Santos, evidenciando o compromisso com a qualidade e a sustentabilidade na pecuária leiteira, a fazenda implementa práticas avançadas como o sistema free stall e investe continuamente em conforto térmico e bem-estar animal.
Fazenda Colorado – Ed. nº 199 | Novembro 2023
Impulsionada pelas mudanças globais na pecuária leiteira, a Fazenda Colorado se destaca pela produção robusta de leite e pela adoção de práticas avançadas de gestão baseada em dados, sob expertise de Sergio Soriano.
A fazenda, com um foco na eficiência operacional e na otimização de recursos, exemplifica a tendência de aumento da eficiência e escala para garantir rentabilidade no setor e ilustra como a análise precisa e o uso estratégico de informações são cruciais para prosperar em um ambiente competitivo de margens apertadas na pecuária leiteira brasileira.
Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce – Ed. nº 203 | Março 2024
Em 2023, a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce expandiu a sua base de produtores cooperados em meio aos desafios. Com resiliência, sob a presidência de João Marques Pereira Neto, foi possível alcançar novos patamares no período.
Fundada em 1959 no leste de Minas Gerais, a cooperativa além de manter a sua posição, também aumentou o pagamento dos cooperados e o valor por litro de leite. O local conta com mais de 3 mil colaboradores e capta cerca de 6 milhões de litros de leite mensalmente em 52 municípios.
A determinação e resiliência de cada produtor são os pilares que sustentam a indústria leiteira, assegurando que todos tenham acesso a um alimento de qualidade. Nesta data, a equipe FeedFood agradece os produtores de leite pela contribuição para o bem-estar coletivo.
LEIA TAMBÉM:
Brasil alcança resultado inédito nas exportações de carne bovina no primeiro semestre
Gabão fortalece reprodução de bovinos e bubalinos com novo mercado
Granja Sítio São Bento: eficiência com tecnologia e sustentabilidade