Desde 2021, a Mantiqueira Brasil, líder em inovação e tecnologia no setor avícola na América do Sul, está comprometida com a preservação e recomposição do Rio Verde. A empresa é a única instituição privada a apoiar o projeto “Produtor de Água”, que visa proteger e conservar as 33 nascentes do rio, principal fonte de abastecimento de água do município de Itanhandu, MG.
A iniciativa é fruto de uma colaboração entre agentes da sociedade e do setor público, focada no estudo e recuperação da bacia hidrográfica do Alto Rio Verde, em Minas Gerais, onde a Mantiqueira Brasil possui uma de suas principais unidades de produção. Com o suporte da empresa, o projeto já realizou 29.248 metros de cercamento, protegendo 254,7 hectares e assegurando melhores condições para a preservação das nascentes que formam a bacia do Alto Rio Verde.
A Mantiqueira Brasil tem sido fundamental nas ações de cercamento das nascentes e na criação de bebedouros para animais, evitando o acesso às áreas preservadas e ao rio. Tais intervenções são essenciais para garantir a produção de água limpa para o rio.
“Onde não tem água, não tem vida”, enfatiza o fundador da Mantiqueira Brasil, Leandro Pinto. Ele, juntamente com seu sócio Carlos Cunha e o presidente da empresa, Márcio Utsch, apoia a proteção do Rio Verde desde o início do projeto. “Cercar e cuidar das nascentes é um valor sustentável e importante não só para a cidade e as famílias que aqui vivem, mas é também a minha história pessoal. Conheço este rio desde que nasci e, enquanto for vivo, farei de tudo para cuidá-lo”, explica Pinto.
A Mantiqueira Brasil, além de ser a 9ª maior empresa de avicultura do mundo, está comprometida com a sustentabilidade em suas operações, investindo recursos e esforços em práticas ambientais responsáveis. A companhia mantém uma política de gestão ambiental rigorosa, garantindo o cumprimento de todas as normas de preservação.
O projeto “Produtor de Água”, iniciado em 2014, é um modelo de recuperação ambiental. Com um estudo abrangente das nascentes do Rio Verde, remanescentes florestais e uso do solo, o grupo gestor, composto pela prefeitura municipal, ONG Instituto Superação, Emater e Mantiqueira Brasil, promove a reabilitação da bacia hidrográfica através de seus afluentes.
Fonte: Mantiqueira Brasil, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
Estudo destaca crescimento de granjas tecnificadas de suínos no Brasil
Congresso das Mulheres vai reforçar potencial feminino em 2024