Em nova revisão, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) prevê aumento do Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário neste ano e no próximo. Previsão anterior para 2019 era de crescimento de 0,5%, a atual, marca 1,4%. Já no caso de 2020, a projeção parte de 3,2% para 3,7%, conforme o prognóstico de safra.
Com todos os percentuais acima do que é esperado para o conjunto da economia, o instituto também afirma que neste ano, o PIB nacional deverá ter alta de 1%. Número que em 2020 poderá ser dobrado, com previsão de 2,3%. Historicamente, o agronegócio é responsável por um quinto do PIB nacional.
De acordo com o presidente do Instituto, Carlos Von Doellinger, O PIB do agronegócio pode puxar o crescimento do PIB nacional. “O setor agropecuário está tendo um comportamento com perspectiva muito favorável. É uma vocação do Brasil, o país sempre teve vantagem comparativa”, afirmou.
Conforme os dados divulgados, o bom desempenho do agronegócio tem sido puxado pela produção de alguns segmentos, como milho e ovos para mercado interno, aliados ao crescimento das exportações de grãos e de venda de carne bovina, suína e frango.
Fonte: Agência Brasil, adaptado pela equipe feed&food.