Patrocinado
Revistas

Conteúdo

UMA HISTÓRIA CONSTRUÍDA COM PAIXÃO E EXCELÊNCIA

Parceira dos principais players do mercado de nutrição animal, Sulmix celebra duas décadas relembrando liderança no segmento de diluentes à base de casca de arroz. Com crescimento significativo ano a ano, base familiar e investimentos em estrutura e pessoas são os principais pilares de sucesso
Equipe Feed&Food

A inspiração da criação da Sulmix começa lá nos anos 60, quando o pai de Natal Fraga enxergou uma oportunidade em transformar a casca de arroz em um produto para nutrição animal. Esse horizonte se abriu pelo fato de Restinga Sêca (RS), a cidade sede da companhia, estar localizada no coração do Estado que produz 70% de todo o arroz do Brasil.

Um empreendedor excepcional, o pai de Natal começou os negócios de forma simples. Humilde e talentoso, era apaixonado por criar coisas – e desta mente brilhante nasciam novas máquinas e processos. Naquela época, Natal era um menino e já observava os passos do pai. E dessa admiração, herdou o que tinha de mais precioso: a simplicidade e a paixão pelo trabalho.

Anos mais tarde, em 2004, Natal entrou neste negócio e, ao lado da família, foi construindo aos poucos a história da Sulmix. Hoje, com 20 anos de atuação no mercado, a empresa é reconhecida pelo seu pioneirismo no segmento de diluentes à base de casca de arroz e pelo seu compromisso com a qualidade e a inovação.

“Começamos com uma estrutura pequena e fomos crescendo. O nosso produto já nasceu com um diferencial e eu sempre fui muito cuidadoso com essa parte. E depois de muito estudo e um trabalho em conjunto, chegamos em 2024 celebrando as duas décadas”, comemora Natal.

Por trás deste sucesso, há uma soma de expertises de quatro executivos – profissionais que além de estarem ligados por um propósito, também possuem um laço familiar. Ao lado de Natal, CEO e diretor-presidente, os filhos Natanael Fraga (diretor Financeiro e Comercial), Marcel Fraga (diretor Administrativo) e Michel Fraga (diretor Técnico) conduzem os negócios. “Vê-los juntos é motivo de muito orgulho. Me sinto realizado por fazer parte disso tudo”, enfatiza Natal. 

No decorrer dos 20 anos, os valores da família estiveram alicerçados no plano de crescimento da empresa e foram uma base importante para diversos momentos de desafios – como o incêndio em 2012 que atingiu a fábrica da companhia e foi um ponto de recomeço.

“Ao longo desses anos, a resiliência foi fundamental para que superássemos muitos obstáculos, desafios e também problemas, que por muitas vezes pareciam impossíveis de serem solucionados. Ao invés de desistir, nunca deixamos de acreditar e de fazer a nossa parte: muito trabalho, dedicação e envolvimento máximo no projeto, criando soluções e alternativas para que cada fase fosse sendo superada, mirando sempre aonde queríamos chegar”, afirma Marcel.

A união da família foi o combustível para dar continuidade ao sonho: “Levantamos a cabeça e seguimos firme. Precisávamos voltar, o mercado não tinha produto para comprar”, relembra Natanael. E a partir de 2019, a empresa já estava no trilho de crescimento novamente e com planos para o futuro cada vez mais robustos.

De lá para cá, muitas conquistas e vontade de fazer mais. Segundo Michel, 2024 representa uma virada de chave para a empresa, pois a meta daqui para frente é expandir toda essa expertise da Sulmix para outros mercados: “Procuramos sempre evoluir conforme o passar do tempo. É um amadurecimento natural da companhia”. 

TRAJETÓRIA INOVADORA E SUSTENTÁVEL.  Sem dúvidas, 2024 é um marco na história da Sulmix. A jornada dos 20 anos foi baseada em muito trabalho, inovação, valorização das pessoas, relacionamentos éticos com parceiros e clientes e uma visão de prosperidade para o futuro. 

Ano passado, a empresa consolidou importantes investimentos nas estruturas a partir de aquisições de equipamentos, reforma de espaços e desenvolvimento de processos internos voltados à gestão e governança. E, somado a isso, fortaleceu as melhores práticas de ESG para estar em linha com as principais exigências do mercado. 

A partir deste ciclo de inovação, a Sulmix se tornou líder na fabricação de diluentes à base de casca de arroz e uma parceira preferencial da indústria. Com um market share significativo em solo nacional, atualmente atende todo o mercado brasileiro, reunindo em sua cartela de clientes os maiores players do Brasil.

“Por estarmos localizados em uma região estratégica, temos a vantagem de fornecer produtos durante os 12 meses do ano. E para selar esse compromisso, cada vez mais adotamos práticas reais de sustentabilidade”, realça Michel Fraga.

E o comprovante dessas ações veio por meio da certificação Silver Ecovadis. Os investimentos contínuos em ESG levaram a empresa a conquistar o selo. Esse reconhecimento significa que a Sulmix está no top 15 das companhias avaliadas pela plataforma da Ecovadis – uma instituição com credibilidade no mercado e referência mundial na avaliação de companhias nas frentes de sustentabilidade. 

Dentro da agenda sustentável, a empresa possui uma integração de práticas verdes em todas as operações e decisões estratégicas. Neste rol de iniciativas, a companhia coloca atenção no uso consciente de água, tratamento de esgoto, prevenção e cuidados com a saúde e ambiente, tratamentos de resíduos (transformando-os em fertilizantes), comunidade e energia limpa.

Sobre este último, com uma abordagem sustentável em relação ao consumo, a Sulmix opta por fontes renováveis. Conforme dados da empresa, a energia utilizada é proveniente de diversas fontes, a exemplo da eólica, solar e biomassa. E como atestado deste compromisso, possui, desde 2021, a certificação Ludfor – uma organização dedicada ao consumo de energia limpa.

“Tudo isso demonstra que trabalhamos com o mais rígido controle de qualidade exigido pelo mercado e pelos órgãos reguladores. Sem falar do próprio produto com origem sustentável. Eram descartados grandes volumes de casca de arroz de forma inadequada, que acabavam prejudicando o meio ambiente. E hoje essa realidade mudou”, compartilha Marcel. 

EXCELÊNCIA NA PRODUÇÃO. Na Sulmix, a produção de diluentes à base de casca de arroz vai além da entrega. A partir dos processos rigorosos de fabricação, a companhia atende os padrões de qualidade e as especificações técnicas mais exigentes. 

No dia a dia das indústrias de nutrição animal, o diluente é utilizado para melhorar a fluidez e ajustar a densidade aparente. Ao mesmo tempo, atua para transportar as vitaminas e minerais e melhorar a homogeneidade de uma pré-mistura. Conforme explica Michel, o produto é um dos componentes mais importantes da ração animal.

“Para garantir o melhor desempenho nutricional, a ração precisa suprir a necessidade de todas as vitaminas e minerais, que devem estar uniformemente distribuídas no produto final. Então, os diluentes, pelo alto padrão de qualidade, atendem a essa demanda, garantindo eficiência nutricional às diversas espécies animais”, realça o diretor Técnico.

Além de melhorarem a fluidez e a aderência aos ingredientes, os diluentes evitam reações adversas e oxidação, e aumentam o shelf life dos produtos. Desta forma, graças a essas características, as soluções da companhia melhoram a eficiência e a aparência do produto final, permitindo que os nutrientes e os princípios ativos atuem consistentemente no metabolismo animal. 

Junto a essas características, os produtos são livres de contaminantes físico-químicos, possuem longa vida útil, estão disponíveis durante todo o ano e garantem um ótimo retorno sobre o investimento. E todo esse comprometimento é potencializado pelo uso de tecnologias avançadas, não apenas na formulação, mas também na automatização – o que garante precisão e uniformidade a cada lote produzido. 

“De todos os equipamentos relacionados à infraestrutura interna, 90% é desenvolvido pela empresa, em nossos setores de engenharia e oficina. No total, são 4.200 m² de área construída em Restinga Sêca, com uma capacidade produtiva de 5 mil toneladas por mês – e estamos com projetos em andamento. E em Rio Pardo, nossa outra unidade, são 800 metros de área construída e uma capacidade produtiva de 2 mil toneladas”, relata Marcel.

Essa localização estratégica – com fácil acesso a uma extensa rede de fornecedores – permite a empresa atender às demandas dos clientes, independentemente de suas necessidades. As duas fábricas, totalmente automatizadas, contam com equipamentos de ponta, garantindo a produção eficiente, segura e com elevado padrão de qualidade. 

“Nossos produtos passam constantemente por rigorosos testes e análises, e oferecem total rastreabilidade, resultado de investimentos contínuos em infraestrutura e tecnologia e do nosso comprometimento em entregar o melhor em diluentes ao mercado”, complementa o diretor Administrativo.

Como parte deste compromisso, a empresa vem investindo na modernização de seu laboratório próprio e estreitando parcerias com laboratórios externos para a garantia da qualidade dos produtos.  Todo esse cuidado – presente desde a seleção dos fornecedores até a entrega aos clientes – é o que diferencia o trabalho da Sulmix no mercado nacional.

“Realizamos as análises de todas as matérias-primas que chegam até a fábrica e também de todo o produto acabado expedido para os clientes”, frisa Michel. Em 2023, foram implementadas novas análises de micotoxinas, viscosidade e lançamento das análises no sistema em tempo real. 

Na área produtiva, foram investidos R$ 10 milhões na ampliação do espaço de armazenamento da matriz com a aquisição de um novo silo de matéria-prima, preparado para receber 60 mil sacos e dois novos silos de produto acabado. A conclusão do investimento está prevista para os próximos meses e garante a estabilidade no abastecimento, reduzindo a dependência de entregas frequentes e o risco de interrupções na produção.

Os aportes se estenderam também para uma nova linha de produção, que ampliou a capacidade produtiva. As duas linhas existentes são automatizadas e contam com três modernas ensacadeiras, para sacarias e big bags – embalagem produzida também pela empresa, em conjunto com um parceiro de negócios. Atualmente, diz Marcel, a Sulmix personaliza a embalagem de acordo com o pedido de cada cliente: “Esses investimentos refletem o compromisso da companhia com a qualidade e o dinamismo exigido pelo setor”.

Comprovando na prática todos esses cuidados, a Sulmix é certificada para as normas higiênico-sanitárias vigentes e segue as normas de Boas Práticas de Fabricação (BPF). “Recentemente, certificamos nossos processos que atendem às Análises de Perigo e Pontos Críticos de Controle (APPCC), garantindo a segurança do alimento produzido que deverá estar livre de perigos físicos, químicos ou biológicos”, acrescenta Michel.

E essa excelência, além de estar presente nos processos, é vista também na operação logística. Com a utilização de uma frota própria de 14 caminhões, com até três anos de uso, a empresa garante a coleta constante da matéria-prima com agilidade nos deslocamentos e menos emissões de poluentes com o transporte: “E a contratação de transportadoras terceirizadas segue o mesmo critério”, enfatiza Natanael. 

Desta forma, a garantia de uma entrega segura, pontual e sustentável é outro compromisso da companhia com os clientes. “Do produto ao transporte, possuímos parcerias aliadas ao propósito de governança sustentável”, discorre o diretor Financeiro e Comercial. 

Importante destacar, que diante dos problemas causados pelas fortes chuvas no Sul do País, a empresa não está medindo esforços para atender aos pedidos dos clientes. Segundo Natanael, a Sulmix readequou as entregas por rotas alternativas, e para este ano, o estoque de produtos está garantido: “Por possuirmos as duas fábricas estrategicamente localizadas em regiões produtoras, temos uma diversidade de fornecedores contratados. Então, essa relação próxima nos dá essa confiança e a garantia do fornecimento”.

DE PORTAS ABERTAS. Esse compromisso com a inovação pôde ser visto de perto durante o MixDay, evento promovido pela companhia para celebrar os 20 anos junto aos clientes. Este encontro aconteceu na sede da Sulmix no fim de abril e contou com um grupo seleto de parceiros advindos de todos os cantos do Brasil. 

Idealizador deste evento, Natanael conta que a empresa, desde sua origem, possui um relacionamento próximo com o cliente, e o encontro foi um momento ímpar para estreitar ainda mais o relacionamento: “Nosso objetivo é estar cada vez mais perto deles, entendendo suas necessidades e o que podemos melhorar enquanto companhia”.

Ao longo do evento, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer mais a fundo o trabalho da Sulmix – desde os valores e processos até a entrega dos produtos – e foram convidados a entrar na fábrica. Dividido em grupos, o tour na unidade de Restinga Sêca passou por todas as áreas do processo fabril. 

Como parte da programação, a Sulmix apresentou seu Relatório de Gestão e Sustentabilidade 2023, e fez a entrega do Certificado de Matéria-Prima Renovável aos clientes: “A companhia nasceu com um DNA sustentável pelo uso da casca de arroz. E surgiu a necessidade de quantificar nossa produção e divulgar esses dados para os clientes com a entrega do certificado de sustentabilidade. Ali, cada cliente pode ter uma visão do consumo de matéria-prima sustentável que utilizou”, conta Michel.

Ao final do dia, a empresa preparou um jantar especial para os convidados com muita música e comidas típicas da região, oferecendo uma verdadeira experiência gastronômica a todos.

Essa proximidade com os clientes é uma manutenção diária na Sulmix, que nasceu junto com a companhia e foi uma prioridade de Natal desde aquela época. “Enxergamos nosso cliente como patrimônio. Então, cuidamos dessa relação para manter esse laço de confiança”, reforça Natanael.

Esse mesmo cuidado é visto na gestão de pessoas. “Temos um carinho grande por cada um que compõe a equipe”, frisa Natal. A partir desse olhar, a companhia mantém uma cultura de pertencimento e promove um ambiente de comunicação aberta e de oportunidades.

“Como empresa, temos além do escopo financeiro, a responsabilidade social de formar e desenvolver as pessoas que estão juntas neste processo. Acredito que pela proximidade que temos com nossos colaboradores e pela forma que inserimos eles em nossos objetivos e conquistas, criamos um ambiente de cooperação mútua que gera laços, resultados e desenvolvimento para eles”, ressalta Marcel.

OS PRÓXIMOS PASSOS. Na Sulmix, a inovação não para, e daqui para frente a meta é crescer ainda mais e expandir a presença da companhia para outros países. Segundo Natanael, o objetivo da empresa é ser a maior fabricante de produtos à base de casca de arroz da América Latina. E esse caminho já está sendo pavimentado: “Estamos bem próximos deste propósito. Temos negociações avançadas, especialmente no Peru. Então, logo essa região começará a utilizar nossos produtos”.

Segundo ele, a combinação matéria-prima de qualidade, expertise e ótimo produto fará a empresa ultrapassar fronteiras: “Não esquecendo do mercado interno que nos fez ir em busca dessa meta. Temos capacidade para isso e esse será o próximo passo”.

Ao mesmo tempo, toda a visão de sustentabilidade está sendo transferida para o mercado pet. Conforme adianta Michel, a empresa desenvolveu um granulado higiênico para os animais de companhia que será lançado em breve: “É um produto bastante inovador e ele se diferencia por ser biodegradável, além das inúmeras vantagens técnicas”.

“Além da expansão de nossas unidades, também estamos trabalhando no desenvolvimento de novos produtos sustentáveis que possam agregar a cadeia produtiva animal. Ficar na zona de conforto é algo que não faz parte de nossa cultura, por isso estamos sempre com novos projetos em andamento, alguns de longo e outros de médio prazo”, realça Marcel.

Ao olhar para toda esta trajetória de sucesso, Natal, bastante emocionado, compartilha seu sentimento: “Tudo isso aqui é a nossa vida. Meus filhos e minha esposa foram o alicerce deste crescimento. E nada seria possível sem os colaboradores e clientes também. Sempre valorizei muito as pessoas. O meu coração está aqui”.