Uma importante conquista foi alcançada para o setor agropecuário, a partir do reconhecimento oficial do Dia Nacional do Produtor de Leite pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.
A celebração da data surgiu por meio da norma do Projeto de Lei 6487/19, dos deputados Emidinho Madeira (PL-MG), Domingos Sávio (PL-MG) e Evair Vieira de Melo (PP-ES).
A Lei 14.870/24, sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, cria o Dia Nacional do Produtor de Leite, que passará a ser comemorada anualmente no dia 12 de julho.
A criação da data contribuiu para a valorização do trabalho dos produtores, destacando a sua relevância na cadeia produtiva e estimulando as políticas públicas direcionadas para o desenvolvimento e a sustentabilidade do setor.
A data também visa promover a conscientização sobre os desafios enfrentados pelos produtores de leite e a necessidade de apoio contínuo para garantir a qualidade e a competitividade da produção no Brasil.
O produto desempenha um papel significativo na economia nacional, sendo essencial tanto na produção em pequena escala pelos produtores familiares quanto na industrialização por laticínios para o abastecimento interno e exportações.
Atualmente, o Brasil é o terceiro maior produtor de leite no mundo, registrando um crescimento médio anual de 4% a 5%.
Fonte: Agência Câmara de Notícias, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
Dados de regularização ambiental de SP agora são públicos
Preço do leite ao produtor sobe pelo sexto mês consecutivo, aponta Cepea
Produtores rurais do Rio Grande do Sul recebem alimentação animal