Para auxiliar os produtores de pescados, o Centro de Inteligência e Mercado em Aquicultura (CIAqui), espaço digital organizado pela Embrapa e voltado a essa cadeia produtiva, tem recebido novos conteúdos. A ideia do projeto digital é acompanhar as necessidades do mercado, gerando e divulgando dados e informações sobre os segmentos ligados à área.
De acordo com o pesquisador Manoel Pedroza, da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas, TO), que está à frente da equipe responsável pela manutenção do CIAqui, as atualizações e as inserções de novas temáticas tornam o centro mais interessante aos usuários, pois asseguram o acesso a dados recentes e de interesse para o setor. “Vale ressaltar que a inserção de novas temáticas de dados sempre visa a atender demandas dos agentes da cadeia, como foi o caso de itens inseridos recentemente como as estatísticas de peixes ornamentais e novas informações sobre a produção de tilápia”, afirma.
Comprovando a funcionalidade da ação, novos itens foram acrescentados à página, como dados de 2018 referentes a peixes nativos e exóticos, no item “produção brasileira” e informações sobre peixes ornamentais, em “comércio exterior”. Já no item que publica cotações da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), o projeto informa que há três novas espécies – pintado, truta e salmão – que se juntam à tilápia. Outra novidade é uma seção específica para canais de vídeos relacionados a aquicultura.
O projeto foi lançado oficialmente em setembro, e segundo a Embrapa, segue em avaliação positiva. Para o pesquisador, a ferramenta foi muito bem recebida pelo setor aquícola, que já vem utilizando-o como referência para acesso a informações, “Tenho recebido um retorno muito positivo tanto por parte de agentes institucionais (extensionistas, pesquisadores etc.) como de empresas e produtores da aquicultura”, conta.
Para mais informações sobre o CIAqui, acesse o site.
Fonte: Embrapa, adaptado pela equipe feed&food.