Por Lívia Barbosa, coordenadora de Serviços Técnicos da ADM
Como a suplementação com Pichia guilliermondii pode afetar a imunidade e o desempenho de camarões?
Diferentes tipos e produtos de leveduras são utilizados como estratégia nutricional na aquicultura devido ao seu valor nutricional e/ou compostos bioativos. Nesse sentido, a Saccharomyces cerevisiae é a levedura mais comumente utilizada na alimentação animal.
Com funcionalidades únicas, devido principalmente a sua composição, morfologia e dispersão no tratogastrointestinal, o AquaTrax é composto por uma cepa exclusiva de levedura (Pichia guilliermondii) e especialmente desenvolvido em benefício à aquicultura. Sua produção envolve o aprimoramento e desenvolvimento de um processo de fermentação específico em uma fábrica de grau “food” especializada em fermentação nos Estados Unidos. Estudos recentes têm demonstrado seu potencial na melhoria da imunidade e desempenho de camarões.
O potencial da suplementação AquaTrax para camarões
As contrastantes diferenças na morfologia e características físicas de P. guilliermondii e S. cerevisiae foram avaliadas por Peisker et al. (2017). Há diferenças significativas entre eles: a célula da P. guilliermondii é menor e, como resultado, tem uma maior relação entre área de superfície e volume. Também é significativamente mais hidrofóbica em comparação com S. cerevisiae, contribuindo para sua melhor dispersão no tratogastrointestinal do animal. Adicionalmente, a distribuição de glicoproteínas na parede celular de leveduras varia, sugerindo que P. guilliermondii tem uma estrutura e composição de parede celular diferente de S. cerevisiae. Essas particularidades podem estar associadas a diferenças significativas na forma como as duas células de levedura efetivamente se comportam no organismo, podendo explicar em parte as diferenças nos resultados de estudos com camarões.
Camarões não possuem um sistema imunológico adaptativo, assim sendo, terapias preventivas, como as vacinas que são usadas para espécies imunologicamente mais competentes, são ineficientes na proteção ao camarão contra certas doenças infecciosas. Ademais, acrescido das preocupações em torno da resistência antimicrobiana e crescentes restrições ao uso de drogas antimicrobianas na produção animal, alternativas mais sustentáveis têm sido buscadas, incluindo práticas de manejo agrícola, biorremediação, genética e nutrição e o uso de aditivos.
Auxílio a imunidade, sobrevivência e desempenho em camarões
O uso de ingredientes funcionais oferecem uma oportunidade de melhora na imunidade e desempenho de camarões em sinergia com a mitigação dos efeitos deletérios em situações de desafio de forma sustentável. Nesse sentido, alguns trabalhos foram realizados com o objetivo de avaliar os efeitos da suplementação com Aquatrax na fisiologia imune de camarões.
Um estudo avaliou mudanças em parâmetros críticos de imunidades antes e após desafio experimental com Vibrio harveyi em camarões suplementados ou não com AquaTrax (Figuras 1 e 2).
Ao final de 28 dias de tratamento, camarões dos grupos controle e Aquatrax foram amostrados para medir a concentração de hemócitos totais e granulares (Figura 1). Em seguida, os camarões de cada grupo foram infectados com V. harveyi e, 3 horas depois, o número de células de V. harveyi remanescentes na hemolinfa de cada grupo foi medido, para avaliar a eficácia da depuração bacteriana (Figura 2).
Os hemócitos são as células da hemolinfa dos invertebrados e as responsáveis por inúmeras funções fisiológicas incluindo a defesa imunológica como a coagulação e fagocitose de patógenos. Neste estudo, apesar do número total de hemócitos permanecer inalterado, o número de hemócitos granulares aumentou significativamente quando os animais foram suplementados com Aquatrax.
Esse resultado indica melhor status imunitário do animal já que hemócitos granulares contêm fatores primários de defesa humoral que são liberados na presença de patógenos. Essa melhor capacidade de resiliência a desafios foi reafirmada com a menor contagem de células de V. harveyi na hemolinfa dos animais suplementados com AquaTrax após 3 horas do desafio. Outros estudos também evidenciaram maior sobrevivência de camarões suplementados com Aquatrax após serem submetidos a desafio infeccioso.
O desempenho de camarões alimentados com dietas suplementadas ou não com AquaTrax (1 kg/ton) em condições ambientais sem desafio infeccioso específico, foi avaliado em dois estudos nas instalações de pesquisa da ADM no Vietnã por 48 dias. Em ambos os trabalhos, foram utilizadas oito repetições (estudo 1, com 160 camarões por gaiola, com peso inicial (PI) 7g; e estudo 2, contendo 80 camarões por tanque, com PI 4,6 g). O ganho de peso médio dos camarões entre o início e o final dos trabalhos (Figura 3) foi significativamente maior, 9% (estudo 1) e 10% (estudo 2) para os camarões que receberam a suplementação com AquaTrax.
Melhores resultados para a produção de camarão
O ambiente aquático de criação dos camarões pode ser naturalmente desafiador e dinâmico. Não obstante, a presença de microrganismos patogênicos ocorre e pode causar prejuízos assim que houver alguma oportunidade, tal como quando o camarão estiver sob estresse inerente às situações adversas dos sistemas intensivos de criação (ex.: altas densidades de cultivo).
Dessa forma, especialmente para camarões, por sua reduzida imunocompetência, o uso da nova levedura AquaTrax em rações, têm um grande potencial na melhoria de parâmetros fisiológicos e de desempenho. Esses impactos tem sido demonstrados em vários estudos, em diferentes mercados e sob diferentes condições e endereçados as características exclusivas da P. guilliermondii.
Por fim, diante dos desafios inerentes à carcinicultura, o AquaTrax pode ser uma ferramenta importante na redução dos impactos dos problemas sanitários, do melhor desempenho de camarões e da maior sustentabilidade do processo produtivo.
Referências
Peisker, M., Stensrud, E., Apajalahti, J., Sifri, M. Morphological Characterization of Pichia guilliermondii and Saccharomyces cerevisiae yeast and their Effects on Adherence of Intestinal Pathogens on Piglet and Chicken Epithelium In-vitro. J Anim Res Nutr Vol No 2 Iss No 1:9. 2017. doi: 10.21767/2572- 5459.100029
LEIA TAMBÉM:
Rio Grande do Sul recebe doação de dois milhões de quilos de carne
Especialistas debatem os avanços e os desafios na indústria leiteira
Mês de abril registra leve alta nos custos de produção de frangos e suínos