A Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), apoiando os suinocultores impactados pelas chuvas intensas, tem auxiliado na implementação de medidas de assistência emergências.
Segundo o presidente da Acsurs, Valdecir Luis Folador, em conjunto com a diretoria, estratégias mais adequadas têm sido definidas, a fim de priorizar as soluções através de medidas públicas.
“Estamos em contato direto com o Governo do Estado solicitando alternativas que auxiliem os suinocultores gaúchos e a postergação dos prazos de financiamentos e de normas”, avaliou Folador.
Ainda de acordo com o presidente, com muitas das estradas interditadas não é possível chegar até as propriedades: “Algumas granjas tiveram suas estruturas afetadas e perderam animais em decorrência de cheias ou deslizamentos, já outras, não conseguem ou têm dificuldades em abastecer os silos para alimentação”.
A Acsurs ainda não tem os números contabilizados de suinocultores e propriedades atingidas pelas chuvas, entretanto no Vale do Taquari e na Serra – onde se concentra grande parte da produção, muitos prejuízos foram registrados.
Fonte: Acsurs, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
Lesoto anuncia abertura de mercado para carne de aves brasileira