As atividades de capacitação, transferência e difusão de informações, conceitos, sistemas de produção e tecnologias sustentáveis para produtores e técnicos agropecuários que trabalham com bovinos de corte e de leite em todo o território nacional serão beneficiadas pelo governo.
O destaque para o setor veio através de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), por meio da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI), com a Associação Brasileira das Indústrias de Suplementos Minerais (ASBRAM).
“Estamos em um País de dimensões continentais e devido a grande capilaridade da ASBRAM vamos conseguir ampliar a nossa atuação na utilização das tecnologias do Plano ABC+, tendo como resultado uma pecuária mais sustentável, emitindo cada vez menos gás de efeito estufa”, frisou o diretor do Departamento de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas e de Indicações Geográficas (Decap/SDI), Clecivaldo de Sousa Ribeiro.
As tecnologias utilizadas na parceria terão como base o Plano ABC+. O trabalho é direcionado à formação e capacitação de profissionais para atuar com processos de produção resilientes e de baixa emissão de gases do efeito estufa. A Asbram possui atualmente cerca de 15 mil técnicos de campo atuando diariamente.
Além de permitir que o governo e a iniciativa privada trabalhem juntos para promoção dessas políticas, por meio da realização de dias de campo e divulgação de ações aos produtores rurais, o ACT será um meio de oportunizar que as políticas cheguem com qualidade e celeridade aos profissionais do setor.
Fonte: MAPA, adaptado pela equipe FeedFood.
Mercado da tilápia conquista recorde em 2023