A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) informou que, de acordo com os dados agrupados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), 1.026 toneladas de ovos, considerando os produtos in natura e processados, foram exportadas no mês de outubro. Entre os destinos, o principal é o Chile, seguido do Japão.
O resultado representa uma queda de 33%, quando comparado ao mês anterior, entretanto também registra uma alta de 75% na quantidade exportada em outubro de 2022, assim como um crescimento de 38,5% na receita, ao analisar o mesmo mês no ano passado com o atual.
Além disso, a Secex ainda mostra que os sete primeiros dias do mês de novembro apontaram que o volume de receita de ovos e produtos exportados tende a apresentar uma queda mensal, devido ao número de feriados no mês, ainda que exista um aumento considerável em relação ao mesmo período do ano passado.
Em números, a primeira semana deste mês representou um total exportado de cerca de 1.181 toneladas, calculando aproximadamente 65% do volume médio diário em torno de 169 toneladas, que se mantido para o restante do mês, poderá chegar a 3.206 toneladas, equivalente a uma queda de 3,3% comparado ao mês anterior, porém, ainda assim, com aumento expressivo de 76,3%, em relação ao mesmo período de 2022.
“Hoje, de um modo geral, já reduzimos um pouco as exportações, mas continuamos exportando mais que o ano passado. Não foi apenas a euforia do primeiro momento, que o país exportou um importante volume, mas também não voltou aos patamares anteriores. Estamos mantendo exportações regulares para alguns destes destinos que abrimos neste último ano”, declarou o diretor comercial da Mantiqueira Brasil, Murilo Pinto.
De acordo com os dados da ABPA, entre os meses de janeiro e outubro, o volume acumulado mostra um acréscimo anual de 173,7%, com 23.669 toneladas. Na receita, o aumento foi de 198,7%, para 58,715 milhões de dólares, em comparação ao mesmo período de 2022.
A Mantiqueira Brasil – 12ª maior produtora de ovos no ranking mundial, líder no segmento de avicultura, inovação e tecnologia na América do Sul, exporta há mais de 15 anos. Conforme comunicou a empresa, somente este ano o volume triplicou.
“Particularmente no ano de 2023, a exportação da Mantiqueira triplicou e a do Brasil também. Em 2022, a Mantiqueira foi responsável por aproximadamente 70% das exportações de ovos do Brasil e este ano acredito que deva seguir a mesma tendência. Este acréscimo deste ano se deu em boa parte, por conta do aumento da exportação de ovos para o Japão, a abertura de Taiwan (que antes não importava do Brasil e o fez em bons volumes) e países como o Chile, que também iniciaram suas importações de ovos do Brasil; fora o Oriente Médio e África, que já eram clientes e continuam”, relatou o diretor comercial da Mantiqueira.
Para o diretor comercial da Mantiqueira, o aumento dos casos de gripe aviária em outros países exportadores, possibilitou que o Brasil se destacasse neste mercado. “O mundo enfrentou uma gripe aviária e o Brasil ainda está livre desta doença em aves de postura comercial, existe apenas em aves silvestres. Isto aconteceu muito forte também nos EUA, que é um grande exportador global e o Brasil entrou suprindo esta falta de ovos que aconteceu nos EUA, atendendo a demanda de países como Japão e Taiwan, que foram os grandes captadores deste aumento de volume, uma novidade no ano junto com o Chile”, explicou Murilo.
Segundo o empresário, o desafio agora é tentar manter estes novos mercados, pois estes novos países já reduziram bastante a sua demanda, devido à retomada na produção interna de ovos, bem como os Estados Unidos que também retomou a produção e deve ter voltado a exportar para estes destinos.
Fonte: AI, adaptado pela equipe FeedFood.
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