Patrocinado
EVENTOS

Conteúdo

MAPA promove webinar na Semana Mundial de Conscientização

Evento virtual aborda o uso responsável da antimicrobianos na agropecuária durante uma campanha global
feedfood
Foto: reprodução

A Semana Mundial de conscientização sobre o uso de antimicrobianos (WAAW – sigla em inglês) – medicamento utilizado no tratamento de infecções, principalmente as de origem bacteriana, essenciais para a preservação da saúde humana e animal, é comemorada todos os anos entre os dias 18 e 24 de novembro, e  traz em 2023 o tema: “Prevenindo Juntos a Resistência aos Antimicrobianos”.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), na situação, realizou este ano um seminário virtual para fomentar a conscientização acerca do bom e do mau uso de antimicrobianos na área animal e ao mesmo tempo, incentivar as melhores práticas a serem adotadas pelos médicos veterinários, técnicos, produtores e sociedade em geral.

O seminário ocorreu na terça-feira (21) e foi transmitido pelo Youtube da Enagro. Durante o encontro foram debatidas o uso responsável de antimicrobianos em avicultura, suinocultura, bovinocultura, aquicultura, cães e gatos, e também as diretrizes e recomendações internacionais para controle e prevenção da sociedade a respeito da resistência aos antimicrobianos (AMR – sigla em inglês).

FOTO: REPRODUÇÃO
Durante o encontro foram debatidas o uso responsável de antimicrobianos em avicultura, suinocultura, bovinocultura, aquicultura, e muito mais (FOTO: REPRODUÇÃO)

O MAPA ainda participou do Webinar de abertura da WAAW na segunda-feira (20), em conjunto com o Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

A campanha faz parte das ações coordenadas sobre o tema pela Aliança Quadripartite – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), Organização Mundial de Saúde (OMS) e Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), que busca aumentar a conscientização e a compreensão de toda a AMR, para um dos maiores desafios para a saúde pública global, com importante impacto na saúde humana e dos animais.

Fonte: MAPA, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

PIB do agro tem avanço acumulado de 0,5% em 2023

Ações brasileiras são destaque nas Conferências da FAO

Uso de tanino reduz emissão de GEE em 17% na pecuária