Publicidade
Bovinocultura

Conteúdo

Dsm-firmenich impulsiona a pecuária brasileira de corte e leite  

Pecuária de Precisão é a nova categoria de soluções, cujo portfólio inclui nutrição, consultoria e softwares de gestão  
Por feedfood
feedfood@feedfood.com.br
Foto: reprodução

A dsm-firmenich, reconhecida pela liderança e inovação em suplementos nutricionais para bovinos, em que é a detentora da marca Tortuga®, anuncia uma grande novidade para a pecuária. Trata-se do lançamento da Pecuária de Precisão (link), categoria que chega para nomear um portfólio que inclui soluções digitais, integrados à carteira da companhia a partir da aquisição (em 2022) da Prodap, empresa de tecnologia de nutrição animal. Essa nova categoria abrange o fornecimento de produtos digitais de ponta, que vêm revolucionando a maneira como os pecuaristas interagem com as suas fazendas ao integrarem nutrição, consultoria especializada e softwares focados em todas as etapas da produção, em uma plataforma que leva a fazenda para um patamar superior em termos de administração e produtividade. Nesse contexto, esse lançamento representa o avanço no compromisso da dsm-firmenich de criar soluções inovadoras que atendam às necessidades e demandas de um mundo em constante evolução.  

Para trazer a metodologia da Pecuária de Precisão aos pecuaristas do Brasil (incluindo fábricas de ração), o portfólio de soluções integradas de tecnologia, nutrição e consultoria cria fazendas mais lucrativas e sustentáveis com apoio dos softwares de gestão, que passam a adotar a marca FarmTell. São tecnologias digitais que tornam possível coletar uma quantidade massiva de dados e desenvolver insights em tempo real para os produtores que, em posse de dados, podem corrigir erros e evitar impactos no sistema produtivo, gerando ganhos em eficiência na atividade.  

E os casos de sucesso já são percebidos em fazendas de corte e leite em todo o Brasil. Atualmente, essas plataformas digitais inovadoras estão presentes em 6 mil fazendas, com mais de 15 mil usuários e monitoramento de mais de 5 milhões de animais. São números robustos que permitem à companhia organizar um plano de expansão desse portfólio para outros países da América Latina (inicialmente México e Paraguai) e, depois, EUA, Europa, China e Austrália.  

“A Pecuária de Precisão é uma categoria nova aderente ao nosso propósito ao permitir fazer diagnósticos acurados dos rebanhos para melhorar a gestão das fazendas. Com a incorporação das soluções da Prodap, que incluem softwares de gestão das fazendas, as inovações em nutrição animal da dsm-firmenich trouxeram mais tração para esse portfólio e, nesse contexto, essa mudança do nome da categoria de produtos coloca a nossa atuação em uma posição ainda mais sólida de contribuir para tornar a pecuária mais eficiente e produtiva”, conta Sergio Schuler, vice-presidente do negócio de Ruminantes da dsm-firmenich para a América Latina. Nesse meio, um ponto a ser destacado é que, nesse momento, a dsm-firmenich avança na jornada de aprimoramento e personalização dos produtos, fortalecendo ainda mais as soluções digitais, incluindo as mais modernas ferramentas de inteligência artificial e softwares de gestão.  

Benefícios aos clientes: produtores de carne e leite  

Os clientes da dsm-firmenich, que já adotam tecnologias que melhoram os resultados, têm mais recursos a partir da integração da categoria Pecuária de Precisão. Os sistemas e softwares de gestão de pecuária disponíveis possuem diversos módulos de gestão que monitoram todos os processos de uma fazenda e fornecem subsídios para tomadas de decisões importantes. “Com a nova categoria, combinamos a inteligência de gestão com a consultoria para ajudar o produtor a corrigir gargalos e disponibilizar, no cocho, o manejo nutricional que traz os melhores resultados. E, por meio de inteligência artificial, eles percebem que é possível ter informações que ajudam a visualizar cenários futuros, como tendência de ganho de peso dos animais”, comenta Vanessa Porto, Head of Precision Farming Latam da dsm-firmenich.  

Essa atenção para cada detalhe da produção resulta em bovinos de corte mais pesados e rebanhos leiteiros mais produtivos e que geram benefícios para toda a cadeia, desde o atendimento às demandas da indústria até às exigências dos consumidores com alimentos de alta qualidade. E é nesse contexto, então, que o Head of ANH Development HUB da empresa, Leonardo Sá, reforça que a Pecuária de Precisão é uma metodologia inovadora para gerenciar a produção animal, combinando tecnologia, nutrição e consultoria de otimização para fazendas mais rentáveis e sustentáveis. “É uma solução completa que combina tecnologia, consultoria especializada e conhecimento em nutrição para elevar a rentabilidade e a sustentabilidade das fazendas”, comenta o executivo, que completa: “A Pecuária de Precisão é o resultado da união de conhecimento da dsm-firmenich e da Prodap, do portfólio de produtos e da capacidade inovadora dessas organizações que vem construindo bases sólidas para a pecuária do futuro”.  

dsm-firmenich e Prodap, uma integração bem-sucedida  

A aquisição da Prodap pela dsm-firmenich foi anunciada em junho de 2022. Em um processo bem-sucedido de integração do portfólio e da integração de valores e atividades, a dsm- firmenich incluiu a combinação da experiência da Prodap em termos de nutrição, consultoria e serviços de tecnologia para otimizar as operações de criação de ruminantes (corte e leite). Nesse contexto, essa integração se tornou relevante no mercado pecuária à medida que evolui as demandas crescentes por uma pecuária de precisão, impulsionada pela atenção cada vez maior do segmento para temas como sustentabilidade, eficiência, rastreabilidade e bem-estar animal, que são segmentos para os quais ambas as empresas já têm dedicado esforços e alocado investimentos para desenvolvimento de soluções que impulsionam a atividade à medida que contribuem para a preservação dos recursos naturais e a perenidade da produção de carne e leite de alta qualidade.   

Fonte: AI, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

PIB do agro tem avanço acumulado de 0,5% em 2023

Ações brasileiras são destaque nas Conferências da FAO

Uso de tanino reduz emissão de GEE em 17% na pecuária