O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), por meio da Superintendência de Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe (SFA-SE), participou da Exporingo 2023, realizada na primeira semana de outubro, entre os dias 04 e 08, em Lagarto, Sergipe.
O evento marcou o lançamento oficial do Plano de Ação Estadual de Sergipe (PAE Sergipe) para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária com vistas ao Desenvolvimento Sustentável (Plano Estadual ABC+ 2020-2030).
O PAE Sergipe tem a finalidade de deliberar, analisar, fomentar, articular e propor ações e medidas para garantir a implantação e efetivação do Plano, por meio de práticas de manejo e uso sustentável dos recursos naturais, com vista à redução da emissão de gases de efeito estufa, bem como aumento da fixação de carbono na vegetação e solo.
“O plano é um instrumento promotor da agropecuária sustentável, contribuindo para a mitigação de gases do efeito estufa. Além disso é um mecanismo de integração das ações dos vários entes estaduais e da sociedade civil que atua no setor produtivo. Mais do que ações pontuais e isoladas atinentes às práticas que envolvem a temática de sustentabilidade em Sergipe, a iniciativa anseia congregar políticas de estado que contribuam para a implementação de tecnologias, baseada na conservação ambiental, com inclusão social e viabilidade econômica”, explicou o superintendente de Agricultura e Pecuária de Sergipe, Jonielton Oliveira Dantas.
Sergipe se destacou como o segundo Estado do Nordeste ao lançar o Plano e o oitavo do País, mostrando que está alinhado com as diretrizes do MAPA para o aprimoramento da sustentabilidade da produção agropecuária ao longo da presente década.
A terceira edição da feira se consolidou como uma das maiores do segmento na região, com mais de 200 estandes oferecendo serviços, equipamentos agrícolas, estrutura para exposição de animais e diversas opções gastronômicas para atender todos os públicos.
Fonte: MAPA, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
PIB do agro tem avanço acumulado de 0,5% em 2023