O Brasil conquistou 51 novos mercados para os produtos agropecuários desde o início de 2023 até o mês de setembro deste ano. As exportações brasileiras atingiram US$ 15,63 bilhões, com alta de 6,6% em agosto, no comparativo ao mesmo mês do ano passado.
Como detalha o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com base nos números da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI), o valor citado corresponde a 50,4% do total embarcado pelo País.
Com diversidade de envios, o MAPA intermediou negociações nas Américas, totalizando 22 mercados. Na região asiática, foram conquistados 14 países. No continente africano, as tratativas contabilizaram sete, já na Europa e no Oriente Médio, dois em cada, seguido por Oceania com quatro.
De acordo com a análise da SCRI, entre os principais mercados alcançados destacam-se a comercialização de carnes bovina e suína para o México e a República Dominicana.
As novas aberturas são resultado de transações bilaterais que culminam no acordo dos requisitos de sanidade a serem atestados e do certificado correspondente, sanitário, fitossanitário ou veterinário, que passará a ser aceito pelo país importador nos pontos de entrada da mercadoria.
Ainda há um trabalho, como explica o MAPA, de preparação do produtor e do exportador para atender às demandas de cada um desses novos parceiros, além do desenvolvimento de atividades de promoção comercial e de divulgação dos produtos agropecuários brasileiros.
A presença da adidância agrícola nacional também é fundamental para identificar oportunidades para comercialização dos produtos, atrair investidores estrangeiros e na superação de barreiras às exportações.
Fonte: MAPA, adaptado pela equipe FeedFood.
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