BOVINOCULTURA

Conteúdo

Projeto destaca rentabilidade da pecuária em pequenas áreas

Iniciativa é promovida pelo Sindicato do Produtor Rural de Camapuã, em Mato Grosso do Sul
feedfood
Foto: reprodução

Ao completar um ano de atuação e colher resultados relevantes, “Projeto de Intensificação da Produção do Sistema de Engorda de Fêmeas” realiza segundo abate. Iniciativa é promovida pelo Sindicato do Produtor Rural de Camapuã, cidade conhecida como a Capital do Bezerro de Qualidade, em Mato Grosso do Sul.

Como explica o Sindicato, o projeto conta com orientação da Assistência Técnica e Gerencial de Bovinocultura de Corte do Senar MS e tem como objetivo mostrar ao produtor rural que atividade é viável e rentável mesmo em pequenas áreas.

No abate realizado no último mês de abril, foram encaminhadas ao frigorífico 20 novilhas, com peso médio de 14@ e rendimento acima dos 52%, todas em sua maioria com até 20 meses de idade. O projeto também participa do Precoce MS do Estado e recebeu bonificação no abate.

A taxa de lotação, por exemplo, foi de 1,78 unidades por hectare ao ano (UA/ ha/ano), bem superior à média registrada por Camapuã entre 2020 e 2021, 0,90 UA/ha/ano e no estado, no mesmo período, 1,08 UA/ha/ano.

Para o presidente do Sindicato do Produtor Rural de Camapuã, Antônio Silvério, os resultados foram obtidos com a maior taxa de lotação, ganho médio diário e peso de carcaça, frutos de processo de intensificação, da gestão administrativa, treinamento dos recursos humanos e adoção de boas práticas pecuárias.

“Depois do abate compramos outro lote de novilhas e refazemos o investimento na área, como manejo e melhoria das pastagens. Queremos mostrar que é possível e acima de tudo, rentável”, aponta o presidente.

Fonte: SPRC, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Seta destaca versatilidade de polifenóis na nutrição animal

Em quatro meses, exportações do agro somam US$ 50,6 bilhões

Imagens de satélite auxiliam no mapeamento da aquicultura