Patrocinado
MERCADO

Conteúdo

300 kg de alimentos são apreendidos pela Vigiagro

300 kg de alimentos são apreendidos pela Vigiagro Operação de controle fiscalizou 2.108 bagagens no início de junho
feedfood
Operação de controle fiscalizou 2.108 bagagens no início de junho

O Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) realizou uma operação nos aeroportos de Guarulhos (SP), e Viracopos, em Campinas (SP), entre os dias 08 a 12 de junho.

Durante a ação 305,2 kg de produtos com risco sanitário foram apreendidos, das 2.108 bagagens analisadas. Entre os produtos estavam sementes, pescado, queijos e vegetais diversos.

O objetivo da operação é prevenir a entrada de produtos de ingresso proibido no Brasil pelo risco sanitário oferecido. Todos os produtos apreendidos foram incinerados. Para realizar a fiscalização, a equipe canina foi utilizada.

As bagagens fiscalizadas foram de passageiros de voos provenientes de Dubai (Emirados Árabes), Joanesburgo (África do Sul) Doha (Qatar) Addis Abeba (Etiópia), Lisboa e Porto (Portugal) e Paris (França).

No mesmo período no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), que não teve o trabalho dos cães, foram apreendidos cerca de 150 kg de vegetais, além de produtos que oferecem risco para a Peste Suína Africana (PSA), acendendo o alerta para a necessidade de aumentar o controle da fiscalização agropecuária.

Trabalhos intensificados. A intenção é levar três cães para atuarem na fiscalização de bagagens em aeroportos. A previsão é que no primeiro semestre de 2020 outros três cães auxiliem na fiscalização do Vigiagro, devendo atuar nos aeroportos de Guarulhos (SP), Galeão (RJ) e em Belém (PA).

Fonte: MAPA, adaptado pela equipe Feed&Food.