Especialistas da companhia mostrarão benefícios dos suplementos na Megaleite
A DSM, detentora da marca Tortuga®, estará presente na Megaleite 2019 com sua equipe de especialistas em suplementação nutricional para bovinos. A maior feira da pecuária de leite do Brasil acontecerá de 19 a 22 de junho, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte (MG). Com organização da Associação Brasileira de Criadores de Gado Girolando, o evento reunirá empresas da indústria e produtores para apresentar e discutir as principais inovações do agronegócio brasileiro. A equipe da companhia mostrará aos visitantes todos os diferenciais de uma suplementação adequada e o uso de tecnologias na nutrição, o que leva a resultados positivos no desempenho do animal e na produção do campo.
Uma das principais soluções para a nutrição dos bovinos de leite é a linha Bovigold, que auxilia os produtores a terem resultados positivos e estará entre os destaques da empresa na Megaleite. São mais de 12 produtos com tecnologias adequadas para todas as fases de vida e níveis de produtividade dos animais, desde bezerras, novilhas em recria, vacas em transição e vacas em diversos sistemas de produção, tanto aquelas que produzem em sistemas a pasto até aquelas de média e alta produção diária.
“Desde 2017, a equipe técnica da DSM realiza um acompanhamento econômico financeiro contínuo dos clientes como parte do trabalho de assistência técnica às fazendas. Os indicadores financeiros são comparados entre as fazendas avaliadas e, em uma análise, constatamos que as propriedades leiteiras que obtiveram maior rentabilidade investiram 25% a mais em suplementação mineral. Essas mesmas fazendas tiveram um retorno de 62,5% maior em margem bruta por litro de leite produzido. Ao contrário da visão sobre custo adicional da suplementação, esses dados nos mostram que o investimento em suplementação nutricional com tecnologia auxilia o produtor a alcançar o sucesso na atividade”, diz Marcelo Machado, gerente técnico nacional de Gado de Leite da DSM.
Benefícios para a produção e a reprodução bovina. Os produtos são especialmente desenvolvidos para solucionar os desafios da produção de leite moderna, com benefícios gerados a partir da combinação de aditivos exclusivos, como CRINA®, RumiStar™ e Metionina Protegida, adicionados aos Minerais Tortuga® e vitaminas em nível OVN® (nutrição vitamínica ótima) que garantem os níveis nutricionais em cada fase. Disponíveis em quatro versões, os suplementos têm um conjunto de óleos essenciais que substitui os antibióticos da ração, um benefício que permite aos laticínios se adequarem aos padrões de produção de leite sem adição de antibióticos na nutrição, o que permite a exportação de leite para países que proíbem o uso da Monensina na alimentação animal Para o desempenho produtivo, o suplemento promove o aumento da ingestão de matéria seca, melhor degradação de fibras, proteínas e amido e diminuição dos transtornos metabólicos (como a acidose). Duas versões do portfólio contêm o Rumistar. O Rumistar é uma amilase que promove maior degradação do amido em rúmen e, consequentemente, promove maior produção de leite e de maior qualidade.
Para a reprodução, o destaque é o Bovigold® Beta Pré-parto que oferece, entre outros benefícios, o Betacaroteno, uma pró-vitamina que atua na síntese da vitamina A, vital para os processos reprodutivos. Como resultado, há redução de casos de retenção de placenta e rápido retorno ao cio, levando à fertilidade e diminuindo o intervalo de partos.
O uso de tecnologias em nutrição tem como objetivo garantir maior lucratividade nas fazendas leiteiras por meio da otimização dos índices zootécnicos de reprodução e produção.
Fonte: A.I, adaptado pela equipe feed&food.