Em uma audiência com o secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, Antonio Julio Junqueira de Queiroz, o diretor-Presidente da Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia Avícolas (FACTA), Ariel Mendes, solicitou o credenciamento do Laboratório Regional de Pesquisa em Sanidade Avícola de Bastos (SP) para Influenza Aviária e a ampliação do Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento em Sanidade Avícola de Descalvado (SP).
O Centro de Descalvado já está credenciado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) para a realização de exames para Influenza Aviária. Ariel Mendes detalha que todo exame de rotina para exportação de material genético, que tem que ir com atestado negativo de IA, já é feito.
“O objetivo de solicitar a ampliação é voltado à criação de mais uma linha no laboratório para que caso ocorra IA no Brasil, o material genético, um material ‘limpo’, não se misturaria com o material contaminado com eventuais focos de IA”, afirma.
Ainda de acordo com Mendes, o objetivo junto ao Governo do Estado de São Paulo é ampliar a capacidade de diagnóstico do Brasil, já que um dos “gargalos” enfrentados ainda pela avicultura é a realização de diagnósticos, embora alguns Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária do MAPA estejam credenciados, assim como outras instituições.
“Justifiquei que, como se trata de Bastos, e de um laboratório oficial, é mais fácil de conseguirmos este credenciamento. Ele já possui a ISO 17025 junto ao IMETRO e já está credenciado para exames e testes para outras enfermidades; solicitamos, então, uma extensão para os cuidados com a Influenza Aviária”, explicou Mendes.
A reunião ocorreu na última segunda-feira (27). A solicitação foi feita com o apoio da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e da Associação Paulista de Avicultura (APA).
Também participaram do encontro o coordenador da Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, Luis Bianco; e o, secretário Executivo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Marcos Renato Böttcher.
Fonte: FACTA, adaptado pela equipe Feed&Food.
LEIA TAMBÉM:
Aculturamento da equipe é essencial para impulsionar ESG
Ícone da avicultura, Zoé Silveira D’Avila morre aos 101 anos