AVICULTURA

Conteúdo

Grupo Mantiqueira receberá Troféu Curuca de sustentabilidade

feedfood

Pelo segundo ano consecutivo, Grupo Mantiqueira publica relatório ESG com os principais indicadores, resultados, e desempenho de 2021 no modelo de diretrizes propostas pela Global Reporting Initiative (GRI).

ESG já era a sigla de ordem de Leandro Pinto, fundador da Companhia, muito antes das três letras ganharem os holofotes no mundo corporativo. A palavra traduzida do inglês (Ambiental, Social e Governança) faz parte da cultura da companhia, que desde a sua fundação investe nas melhores práticas de preservação do meio ambiente, em iniciativas de cooperação com a sociedade e no foco à governança baseada na transparência e valorização dos colaboradores, fornecedores e clientes.

O relatório exibe por mais um ano, o certificado Great Place to Work (excelente empresa para se trabalhar), no qual a empresa ocupa o 9o lugar do ranking das empresas de Minas Gerais (MG). Em 2021, a Companhia investiu R$ 263 mil em 30.467 horas de treinamentos e aumentou em 9,2% o número de profissionais, totalizando 2357 colaboradores em 2021.

A satisfação dos consumidores é outro tópico do relatório. Auditorias realizadas por clientes resultaram em índices de conformidade de mais de 99%%. O NPS (Net Promoter Score) do Grupo foi de 75, métrica desenvolvida para medir os níveis de lealdade do cliente. E a reputação no site Reclame Aqui atingiu a marca de 88, com valores que variam de 0 a 100.

Grupo Mantiqueira em números

São 31 unidades operacionais e administrativas, em 6 estados do Brasil nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste. Na avicultura de postura, são 9 unidades operacionais, que somam 12,9 milhões de aves (sendo 850 mil livres de gaiolas) e cerca de 3 bilhões de ovos produzidos e comercializados, através de processos 100% automatizados, garantindo elevados níveis de qualidade e segurança sanitária. Na unidade produtora de Primavera do Leste (MT), a Mantiqueira ainda desenvolveu um Centro de P&D com 5,2 mil aves.

O Grupo apresentou 25% de crescimento no faturamento e destinou cerca de R$139 milhões ao pagamento de fornecedores de bens e serviços. Desse total, 87,8%, para empresas situadas no mesmo estado de suas unidades operacionais.

Os ovos Mantiqueira estiveram presentes em mais de 400 redes do atacado e varejo no Brasil, além de 4% das vendas terem sido destinadas ao Oriente Médio e África. O Clube Mantiqueira, distribuiu 80 mil kits e registrou crescimento de 318%, com alcance na cidade do Rio de Janeiro e Niterói, São Paulo, ABC Paulista e Grande São Paulo, sul de Minas Gerais, em Itanhandu, Passa Quatro e Itamonte, além de market places.

Na pecuária foram contabilizadas 51 mil cabeças de gado confinadas, nas fazendas: Guaicui, Itanhandu, Confresa, Primavera, Passa Quatro e Água Boa, esta última detentora do maior confinamento do lado mato-grossense do Vale do Araguaia (Goiânia – GO). A empresa ainda produziu 134 mil toneladas de fertilizantes orgânicos (a partir do esterco das galinhas), além de 181 mil sacas de soja e 51 mil de milho para alimentação das aves e dos gados, produzidos em 9 unidades próprias e 6 arrendadas.

Bem-estar animal

Em agosto de 2021, a Companhia iniciou as operações na granja de Lorena (SP), com capacidade para alojar 2 milhões de galinhas livres de gaiola. A iniciativa é parte do compromisso firmado pelo Grupo em 2020, de não mais construir granjas no sistema convencional de produção, atingindo 2,5 milhões de aves criadas livremente até 2025.

A pecuária de corte também segue com os padrões globais de bem-estar animal, associada à Liga do Araguaia, respeitando as cinco liberdades dos animais, conforme recomendações do Farm Animal Welfare Council.

As iniciativas de preservação ambiental

O Projeto Produtor de Água do Rio Verde foi um dos destaques do relatório. Em 2021, o Grupo assumiu o compromisso de contribuir com R$ 1 milhão para a recomposição e a preservação de 33 nascentes do Rio Verde, por meio do Projeto. Nos primeiros oito meses o Grupo investiu R$ 236 mil, utilizados, entre outras ações, para a construção de 5,7 km de cerca, que auxiliam na proteção de cinco nascentes da Bacia.

Em Itanhandu (MG), o Grupo Mantiqueira é responsável pela Pedra Branca, a primeira Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN), criada em 2012 para preservar cerca de 250 hectares de Mata Atlântica. Soma-se a essa iniciativa cerca de 3,2 mil hectares preservados nas granjas e fazendas, em áreas destinadas à composição de Reserva Legal e APPs.

Foram descartadas 1,3 mil toneladas de resíduos pelas principais unidades, dos quais 93% classificados como não perigosos. Dos não perigosos, 95% foram destinados à reciclagem, através de parcerias com a Associação de Catadores de Materiais do Araguaia (Acamara) e a Cooperativa de Produção Artesanal (Cooprate), com foco no fomento à economia circular.

“Intuitivamente e desde a fundação do Grupo Mantiqueira, nossa cultura sempre esteve voltada para a sustentabilidade, muito antes desta sigla se tornar uma das principais pautas dentro das empresas. Trabalhamos com afinco sob uma plataforma de robusta, dedicada à preservação do meio ambiente, cooperação com a sociedade e à boa governança, com iniciativas que contribuíram para a competitividade aos negócios”, explica Leandro Pinto fundador e presidente do Grupo Mantiqueira.

O Grupo Mantiqueira Brasil foi pioneiro no setor, ao tornar pública sua visão estratégica, ações e metas do desempenho Ambiental, Social e de Governança Corporativa. Com mais de 34 anos de atividades, a companhia é líder no segmento da avicultura em inovação e tecnologia na América do Sul, colocando o Brasil no mapa mundial do consumo de ovos.

O relatório pode ser acessado, clique aqui.

Simpósio Feed&Food e Troféu Curuca de Sustentabilidade

Em sua quinta edição, o Simpósio Feed&Food terá como tema ‘Mercado de carbono global: Os desafios de uma produção animal sustentável’. O encontro, marcado para o dia 10, ocorrerá durante o Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS), entre os dias 09 e 11 de agosto, no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo.

“Com a retomada de eventos presenciais, oferecemos, nesta edição, uma pauta inovadora, alinhada ao que o mercado produtivo está passando”, destaca Diretor-Editor da revista feed&food, Diogo Ciasulli, ao afirmar que o projeto também “reforça o compromisso da revista com a produção de proteína animal cada vez mais sustentável”.

A programação do evento conta com cerimônia de entrega do Troféu Curuca de Sustentabilidade que, segundo o fundador da revista, Osvaldo Ciasulli, foi criado para premiar as empresas que aplicam ações de preservação ambiental e bem-estar animal, tendo como referência a Cultura Tupi-Guarani.

“Ao desenvolver esse prêmio, de grande importância pessoal, sempre tive como objetivo mostrar aqueles que seguem o caminho da qualidade aliado o bem-estar de todos, destacando as empresas que incorporaram o conceito de sustentabilidade”, afirma o fundador.

A iniciativa ganha forma em uma escultura de bronze com base de mármore, representando o Curupira. O personagem é nacionalmente conhecido como guardião da floresta.