Ao contabilizar produtos in natura e processados, exportações brasileiras de ovos iniciam 2022 com alta de 42,6%, como destaca levantamento realizado pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Número foram divulgados no dia 11 de fevereiro (sexta-feira).
Segundo a ABPA, o primeiro mês do ano resultou em 2,316 mil toneladas de produtos embarcados, volume que supera em 42,6% o total do mesmo período de 2021, com 1,624 mil toneladas. Em receita, as vendas internacionais em janeiro somaram US$ 3,089 milhões, número 52,3% superior ao registrado em 2021, com US$ 2,029 milhões.
Neste cenário, os Emirados Árabes Unidos seguem como principais destinos das exportações da proteína, com 1,937 mil toneladas importadas em janeiro, um crescimento de 70% em relação ao mesmo período de 2021.
“Os produtores de ovos estão enfrentando custos do milho e do farelo de soja em patamares históricos, assim como os produtores de carnes de aves e de suínos. O mercado internacional tem sido uma via utilizada para diminuir a pressão desses custos sobre a rentabilidade das empresas que contam com a opção de enviar produtos para o exterior. Exatamente por isto, é esperado que as vendas para o exterior sigam em alta ao longo de 2022”, avalia o presidente da ABPA, Ricardo Santin.
Fonte: ABPA, adaptado pela equipe feed&food.
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