Realizado pelo Fórum Pecuária Sustentável e patrocinado pelas organizações associadas Minerva Foods e National Wildlife Federation (NWF), o webinar sobre o uso da terra mais eficiente para a cadeia pecuária brasileira apresentará os resultados das discussões do primeiro ciclo do Grupo de Trabalho (GT) de Terra.
A Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável apresentará os direcionamentos no dia 16 de agosto de 2023, às 16h, no Canal do YouTube da Mesa Brasileira.
As discussões e entregas do GT foram importantes para a harmonização de termos e conceitos gerais e aprofundamento do conhecimento do grupo sobre monitoramento relacionados à mudança e uso da terra.
Ainda, ocorreu o estabelecimento de Termos de Compromissos e a elaboração do guia de uso das informações das principais fontes de dados de monitoramento e uso da terra pela cadeia da pecuária bovina brasileira.
“O documento aborda diferentes conceitos como conservação e preservação, desmatamento zero, desmatamento bruto e desmatamento líquido, regularização fundiária, classificação de pastagens e Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE)”, conta o coordenador do GT, Francisco Beduschi Neto.
De acordo com ele, entender os termos e suas diferenças é fundamental promover práticas agropecuárias mais responsáveis e alinhadas com os objetivos de sustentabilidade, e contribuir para uma abordagem mais assertiva e responsável na pecuária, considerando os diferentes contextos regionais e de aptidão de produção.
A elaboração de Termos de Compromisso para as categorias Indústrias (frigoríficos) e produtores foi uma entrega importante para engajar as organizações associadas na promoção de uma pecuária mais sustentável. Foram determinados níveis, prazos e a ambição para cada um dos dois elos da cadeia.
“Os Termos de Compromisso têm a finalidade de engajar as organizações associadas das categorias Produtores e Indústrias (frigoríficos) na implementação de ações e estratégias que visam uma cadeia da pecuária com uso da terra mais eficiente. Foi importante discutir metodologias e práticas ideais para que as ambições sejam alcançadas, criando uma linha de base da categoria e a possível mensuração de forma temporal”, afirma Beduschi.
A disseminação do conhecimento, a adoção de boas práticas e a busca pelo uso responsável das informações são passos cruciais para tornar a pecuária mais responsável, garantindo a preservação do meio ambiente, o bem-estar social e a viabilidade econômica do setor.
Para a diretora executiva da Mesa Brasileira, Luiza Bruscato, as entregas do GT confirmam o comprometimento da Mesa Brasileira em sua missão de promover uma pecuária sustentável.
“O GT de Terra demonstra o esforço da Mesa Brasileira em estabelecer diretrizes claras, promover práticas sustentáveis na pecuária brasileira e estimular a compreensão e uso responsável das informações, levando sempre em consideração a importância da pecuária na economia brasileira.”
Entre os participantes confirmados, estão: Luiza Bruscato e Beatriz Pressi (Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável); Francisco Beduschi Neto (NWF); Carlos Barbieri (Norvida); Fernando Dias (Embrapa); Juliana Perez Alonso Corrêa (AgroSB); e Nathália Teles (LAPIG).
Fonte: MBPS, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
Consumidor dita regras: bem-estar animal se torna commodity