Pesquisar
Close this search box.
Patrocinado
BOVINOCULTURA

Conteúdo

Webinar debate uso eficiente de terra na pecuária brasileira

Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável apresenta direcionamentos em 16 de agosto
feedfood

Realizado pelo Fórum Pecuária Sustentável e patrocinado pelas organizações associadas Minerva Foods e National Wildlife Federation (NWF), o webinar sobre o uso da terra mais eficiente para a cadeia pecuária brasileira apresentará os resultados das discussões do primeiro ciclo do Grupo de Trabalho (GT) de Terra.

A Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável apresentará os direcionamentos no dia 16 de agosto de 2023, às 16h, no Canal do YouTube da Mesa Brasileira.

As discussões e entregas do GT foram importantes para a harmonização de termos e conceitos gerais e aprofundamento do conhecimento do grupo sobre monitoramento relacionados à mudança e uso da terra. 

Ainda, ocorreu o estabelecimento de Termos de Compromissos e a elaboração do guia de uso das informações das principais fontes de dados de monitoramento e uso da terra pela cadeia da pecuária bovina brasileira.

O entendimento comum sobre os termos gerais relacionados à mudança de uso da terra proporcionou uma base sólida, buscando harmonizar conceitos e trazer clareza científica sobre as definições, está disponível on-line.

“O documento aborda diferentes conceitos como conservação e preservação, desmatamento zero, desmatamento bruto e desmatamento líquido, regularização fundiária, classificação de pastagens e Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE)”, conta o coordenador do GT, Francisco Beduschi Neto.

De acordo com ele, entender os termos e suas diferenças é fundamental promover práticas agropecuárias mais responsáveis e alinhadas com os objetivos de sustentabilidade, e contribuir para uma abordagem mais assertiva e responsável na pecuária, considerando os diferentes contextos regionais e de aptidão de produção.

A elaboração de Termos de Compromisso para as categorias Indústrias (frigoríficos) e produtores foi uma entrega importante para engajar as organizações associadas na promoção de uma pecuária mais sustentável. Foram determinados níveis, prazos e a ambição para cada um dos dois elos da cadeia.

“Os Termos de Compromisso têm a finalidade de engajar as organizações associadas das categorias Produtores e Indústrias (frigoríficos) na implementação de ações e estratégias que visam uma cadeia da pecuária com uso da terra mais eficiente. Foi importante discutir metodologias e práticas ideais para que as ambições sejam alcançadas, criando uma linha de base da categoria e a possível mensuração de forma temporal”, afirma Beduschi.

Entender os termos e suas diferenças é fundamental promover práticas agropecuárias mais responsáveis e alinhadas com os objetivos de sustentabilidade (Foto: reprodução)

A disseminação do conhecimento, a adoção de boas práticas e a busca pelo uso responsável das informações são passos cruciais para tornar a pecuária mais responsável, garantindo a preservação do meio ambiente, o bem-estar social e a viabilidade econômica do setor.

Para a diretora executiva da Mesa Brasileira, Luiza Bruscato, as entregas do GT confirmam o comprometimento da Mesa Brasileira em sua missão de promover uma pecuária sustentável. 

“O GT de Terra demonstra o esforço da Mesa Brasileira em estabelecer diretrizes claras, promover práticas sustentáveis na pecuária brasileira e estimular a compreensão e uso responsável das informações, levando sempre em consideração a importância da pecuária na economia brasileira.”

Entre os participantes confirmados, estão: Luiza Bruscato e Beatriz Pressi (Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável); Francisco Beduschi Neto (NWF); Carlos Barbieri (Norvida); Fernando Dias (Embrapa); Juliana Perez Alonso Corrêa (AgroSB); e Nathália Teles (LAPIG).

Fonte: MBPS, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Consumidor dita regras: bem-estar animal se torna commodity 

Pig Fair reúne marcas e soluções no primeiro dia do SBSS

15ª edição do SBSS reforça união setorial