AVICULTURA

Conteúdo

Venda de ovos em São Paulo apresenta enfraquecimento

Venda de ovos em São Paulo apresenta enfraquecimento. Contudo, como aponta o Cepea, cotações seguem praticamente estáveis
feedfood
Foto: reprodução

Em desaceleração, vendas de ovos se enfraquecem, mas cotações seguem praticamente estáveis, como aponta recente levantamento realizado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP.

De acordo com o Cepea, entre o fim de fevereiro e o início de março, as vendas de ovos comerciais estiveram mais lentas. “Após consecutivas altas durante o último mês, colaboradores do Cepea passaram a reportar certa dificuldade em fechar novos negócios, o que levou parte dos vendedores a conceder descontos para garantir a comercialização do produto. De modo geral, a redução das vendas está atrelada ao enfraquecimento da demanda final”, destaca

Também é apontado pelo Centro de Estudos que, além dos efeitos da pandemia sobre a economia nos últimos meses, com a redução da renda e do poder de compra da população, o retorno das medidas restritivas para contenção do vírus por parte de Estados e municípios também pressiona as vendas no atacado.

“Apesar da lentidão dos negócios, a pressão dos custos de produção, o período de Quaresma e a oferta mais enxuta de ovos contribuíram para limitar quedas acentuadas dos valores. Para o produto vermelho, a desvalorização foi mais intensa, devido aos maiores descontos concedidos”, explica o Cepea, complementando que a retração das vendas já vem acarretando sobras de ovos, o que pode pressionar os valores da proteína nesta semana.

Fonte: Cepea, adaptado pela equipe feed&food.