MERCADO

Conteúdo

Valores do complexo soja no mercado doméstico recuam

feedfood
Foto: reprodução

Entre altos e baixos de um setor essencial para a produção brasileira de proteína animal, novo levantamento realizado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) aponta recuo nas exportações e valores do complexo soja no mercado doméstico. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (28).

De acordo com o Cepea, a pressão ocorre por meio da desvalorização do dólar frente ao Real, da proximidade da finalização da colheita de soja em importantes áreas do Brasil, do início da colheita na Argentina e das expectativas de aumento de área da oleaginosa nos Estados Unidos.

“Entre 18 e 25 de março, o Indicador ESALQ/BM&FBovespa – Paranaguá (PR) recuou significativos 4,3%, a R$ 193,27/saca de 60 kg na sexta. O Indicador CEPEA/ESALQ – Paraná registrou baixa de 4% no mesmo comparativo, indo para R$ 189,54/sc de 60 kg no dia 25”, destaca o Centro de Estudos.

Perante o farelo de soja, o Cepea também pontua que os preços do derivado recuaram nos últimos dias. “Além de ser influenciado pela desvalorização do grão, grande parte dos consumidores se abasteceu de curto a médio prazo e não sinalizou necessidade de negociar grandes volumes no mercado spot”, analisa.

Ao óleo de soja, a liquidez se encontra em baixa, tendo em vista que a disparidade entre os valores de compradores e vendedores é alta, “uma vez que parte das indústrias ainda não repassou a queda do grão para o derivado, com pedidas acima da paridade de exportação”.

Fonte: Cepea, adaptado pela equipe feed&food.

LEIA TAMBÉM:

Tereza Cristina vai ao Canadá em busca de novas oportunidades

Preço do milho sobe quase 18% após conflito europeu

Debate sobre legislação encerra XIX Congresso de ovos