Após período de robustez, fraca demanda ao longo do mês de maio pressiona valores da carne bovina, como destaca o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP.
Segundo o Centro de Estudos, os preços da carne bovina recuaram ao longo de maio no mercado atacadista da Grande São Paulo. “No dia 31 de maio, a carcaça casada bovina foi negociada a R$ 19,80/kg, à vista, acumulando queda de 2,65% frente à média verificada no dia 30 de abril. Trata-se, inclusive, da primeira queda no acumulado de um mês neste ano”, explica o Cepea.
Para os pesquisadores, a pressão vem da demanda interna bastante enfraquecida, tendo em vista o atual contexto econômico, o desemprego elevado e o consequente poder de compra fragilizado da maior parte da população brasileira. Além disso, os preços competitivos das principais carnes concorrentes, a suína e avícola, reforçam a menor procura pela proteína bovina”.
“Agentes de frigoríficos consultados pelo Cepea indicam dificuldades em vender a carne nos atuais patamares. Assim, enquanto as unidades de abate habilitadas a exportar acabam tendo as vendas internacionais como “válvula de escape” – favorecidas especialmente pelo dólar elevado e pela demanda externa aquecida –, as que trabalham apenas com o mercado brasileiro relatam estar com as margens apertadas”, finaliza o Centro de Estudo.
Fonte: Cepea, adaptado pela equipe feedfood.
LEIA TAMBÉM:
Contínua valorização do milho afeta pecuaristas
Ourofino abre inscrições para programa de estágio
SP realiza Fórum sobre retirada da vacinação contra Febre Aftosa