A modulação do microbioma intestinal saudável e equilibrada é processo chave para obter ganhos de desempenho nas aves e resultado econômico na produção. Isso porque, de acordo com o Gerente de Programas e Soluções Américas da Novus, Gustavo Carneiro, o intestino é um órgão sensível e que sofre estresse diário por uma série de fatores durante todo o período de crescimento das aves. “Inúmeras razões influenciam neste processo de estresse inflamatório intestinal. Podemos citar questões relacionadas ao metabolismo, qualidade de matéria-prima, ambiência, entre outros.”
Com vistas para este importante tema foi que a NOVUS estabeleceu o Programa Balance, projeto sustentado em pilares que vão de encontro aos desafios diários do campo através do uso tecnologias que atuam diretamente na saúde e integridade intestinal ou, de forma indireta, em aspectos externos inerentes ao sistema de produção como um todo (ambiência, biosseguridade, etc.), que interagem de forma positiva ou negativa no desempenho das aves.
O pilar Estratégia Nutricional Adequada faz parte do escopo de ação do Programa Balance e define muito bem esta atenção. “Entendemos que o intestino é um importante órgão e que vai muito além da absorção de nutrientes, sendo que cerca de 70% de toda resposta imune das aves tem a sua origem nesse segmento”, destaca o Gerente Técnico de Serviços América Latina Sul, Flavio Longo.
E pensando no status sanitários e no incremento da resposta imune frente aos desafios de campo é que a NOVUS disponibiliza para o mercado uma ferramenta tecnológica direcionada a estes objetivos. “O Next Enhance 150 é um bom exemplo. O conceito de utilização dos óleos essenciais e suas misturas cada vez mais são utilizados nos programas de campo. A ferramenta apresenta como principal abordagem a proteção da barreira intestinal e o equilíbrio dos processos inflamatórios no intestino”, insere Gustavo e Flavio completa: “Adicionalmente a estas contribuições, além da redução de infiltração de células inflamatórias nos próprios vilos, o seu uso fortalece uma barreira importante, também conhecida como junções de oclusão, que são proteínas presentes entre os enterócitos que protegem contra a entrada de microrganismos tóxicos e patógenos no lúmen intestinal.”
Vale lembrar que diversos outros estudos que estão em andamento ressaltam uma série de outros benefícios secundários do uso dos óleos essenciais na avicultura, completa Flavio. “Como por exemplo, ainda que em fase de comprovações práticas, pesquisas sinalizam que alguns princípios ativos presentes em alguns óleos essenciais são capazes de reduzir a presença de oocistos nas excretas. Uma ação secundária importante na redução da pressão por eimerias em aves, protozoário responsável pela coccidiose.”
Por tanto, devido a todos benefícios apontados, Gustavo considera a tecnologia fundamental ao propósito do Programa Balance. “O Next Enhance 150 é uma tecnologia comprovada, amplamente testada, termoestável, constituída por duas camadas de mono e diglicerídeos de ácidos graxos em tecnologia patenteada pela NOVUS. Elevada concentração de ativos em isomeria 1:1, sendo 25% Timol e 25% Carvacrol, que são liberados na parte proximal do intestino. Com características desejáveis como ângulo de repouso de 27°, o que garante alta miscibilidade e fluidez, mesmo sob uma necessidade de baixa inclusão, em níveis entre 15 a 60ppm que são definidos de forma estratégica e customizada. Diferenciais técnicos que garantem a sua procura na busca do balanço positivo nos processos inflamatórios e preservação da integridade intestinal na avicultura industrial”, encerra.
Fonte: A.I.