O consumo de peixes nativos, como tambaqui, ainda é baixo no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) são apenas 3,5 kg por ano. O segmento perdeu espaço, com produção 4,76% inferior à do ano anterior, com 287.910 toneladas. Assim, os peixes nativos passam a representar 39,84% da produção total (eram 43,7% em 2017). Para estimular a produção e o consumo, a Socil – uma marca ADM (Archer Daniels Midland Company) – aderiu à Campanha ‘Coma Mais Peixe’. Atualmente, seus produtos oferecem ao mercado, soluções nutricionais adequadas em performance para a piscicultura brasileira.
Ainda de acordo com o levantamento da Peixe BR, a produção de tambaqui, com exceção no Ceará e Distrito Federal, pode ter como causas, problemas climáticos, sanitários e mercadológicos nos principais estados produtores. A produção de peixes nativos é liderada por Rondônia, com 72.800 t, seguida por Mato Grosso (52.000 t). Os cinco maiores produtores (199.700 t) representam 69,4% da oferta total.
Por isso, a Socil tem como iniciativa promover os aspectos nutricionais diferenciados dos peixes nativos, além de falar em segurança alimentar, boas práticas de produção e certificações de qualidade. A marca acredita que, quando o piscicultor alimenta seus peixes com rações de alta qualidade, que são produzidas por novas tecnologias e ferramentas, isso aumenta a confiabilidade das pessoas a comerem este tipo de proteína.
“O mercado mundial de cultivo de peixes tem crescido fortemente, e um dos motivos é a demanda por carne de qualidade a favor da saúde do consumidor”, destaca o gerente de produtos, Rodrigo Barboza de Alencar. O Brasil, por exemplo, é o quarto maior produtor de tilápia e o líder em produção de tambaqui, “mas a população em geral, não sabe que nesses peixes encontra-se uma proteína de excelente qualidade, saborosa e saudável.”, finaliza Rodrigo.
Para o presidente executivo da Peixe BR, Francisco Medeiros, a população precisa conhecer melhor nossa piscicultura. “Queremos envolver as pessoas nessa causa e oferecer oportunidades para todos participarem dessa importante ação, porque possuímos uma cadeia produtiva qualificada, tecnificada e preocupada com a saúde alimentar da sociedade”, destaca Medeiros.
A campanha, apoiada por empresas associadas da Peixe BR, envolve diversas iniciativas, como participação e realização de eventos de gastronomia, parcerias com chefs, degustação em pontos de venda, valorização do peixe de cultivo na merenda escolar e muito mais. A proposta é atrair todos os agentes da piscicultura para a campanha – produtores, processadores e consumidores, passando pela mídia, influenciadores digitais, formadores de opinião e a sociedade em geral.
Fonte: A.I, adaptado pela equipe feed&food