Em meio aos casos confirmados de Peste Suína Africana (PSA) nas Américas, Estados brasileiros, como Santa Catarina, seguem intensificando medidas de prevenção. Para falar sobre a pauta, governador do Estado se reuniu com autoridades públicas e um representante da iniciativa privada.
Segundo Carlos Moisés, o momento é de atenção. Ele lembrou que não há casos notificados no Brasil desde a década de 1980. Apesar disso, a Peste Suína Africana está presente em mais de 50 países, entre eles a República Dominicana e o Haiti – estes são os primeiros registros da doença no continente americano em mais de 30 anos.
“Estamos atentos a essa situação. Santa Catarina possui um status sanitário diferenciado e precisamos lutar para mantê-lo. Nossa economia depende fortemente do agronegócio, portanto estamos intensificando os trabalhos a fim de evitar que a doença retorne e traga prejuízos financeiros ao nosso Estado”, afirma o governador.
Neste cenário, tendo em vista que o Estado é o maior produtor e exportador de carne suína do Brasil, campanha educativa será desenvolvida em parceria do setor público com a iniciativa privada para comunicar as formas de se evitar a transmissão da doença.
Fonte: A.I, adaptado pela equipe feed&food.
LEIA TAMBÉM:
Medida suspende PIS e COFINS para Importação de Milho
SIILHalal visa potencializar oferta e variedade de produtos Halal