América Latina registrou 163.3 milhões de toneladas, 15% da produção global
De acordo com os dados da FeedLatina (Associação das indústrias de alimentação animal da América Latina e Caribe), a expectativa para 2019 é de crescimento de 2.5% com relação a 2018.
A associação que conta com o apoio de outras entidades do setor como Sindirações no Brasil, Conafab no México, Caena na Argentina e Audina no Uruguai, afirma que existe uma oportunidade no setor graças à participação regional de produtos como carnes de bovinos, frangos e suínos. Salientado pelo presidente da FeedLatina, Pablo Azpiroz, o mercado latino-americano tem registrado maior participação na produção mundial, causada pelos problemas sanitários ocorrendo na Ásia, pelo consumo interno mais estável e/ou pelo crescimento dos países do bloco.
Desde 2009 o setor tem vivenciado um aumento significativo na região. No ano passado, o setor Avícola deteve 52% do montante total, divididos em 38.3% pela produção de frango e 14.1% para a de ovos. Na sequência encontramos a suinocultura com 20.7% e o último lugar é para o setor de bovinos que representa aproximadamente 19% da produção total.
Atualmente podemos constatar uma diversificação das opções para a indústria de nutrição animal. Os desafios para o setor são amplos em termos de quantidade e qualidade, por isso, a FeedLatina tem agrupado mais associações e empresas para unir o trabalho na América Latina e assim conseguir melhores resultados econômicos e regulatórios de forma a facilitar e fomentar a importação e exportação não só entre os países do bloco, mas também com os de outros continentes.
Com esse objetivo, no próximo dia 27 de agosto, a FeedLatina realizará o I Workshop de assuntos regulatórios de nutrição animal em São Paulo. Serão mais de 7 horas de aprendizado e 10 conferências exclusivas com altos executivos de organizações como Ifif, Sindirações, oficiais das Agências Reguladoras da América Latina, entre outros. O evento contará ainda com a participação de autoridades de países como Peru, Argentina, Chile, Paraguai, Bolívia e Brasil. Presença confirmada de Dra. Ana Lucia Viana e Dra. Fernanda Tucci ambas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (MAPA). Inscrições disponíveis no site.
Fonte: A.I., adaptado pela equipe feed&food.