Patrocinado
BOVINOCULTURA

Conteúdo

Programa de Eficiência na Gestão de Laticínios é oferecido pela Embrapa

feedfood
Patrocinado

Atenta ao desenvolvimento do setor leiteiro, Embrapa Gado de Leite e PUC-Minas lançam, na terça-feira (1), o programa ‘TopLat – Eficiência na Gestão de Laticínios’. Iniciativa, em comemoração aos 45 anos da Embrapa Gado de Leite e ao Dia Mundial do Leite, conta com o apoio da Vivare Alimentos e do Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado de Minas Gerais (Silemg). Lançamento será feito às 14h, no Youtube.

Segundo o chefe-geral da unidade, Paulo Martins, as empresas brasileiras têm muito a ganhar com o desenvolvimento da eficiência em gestão. No caso dos laticínios, eles possuem a excelência no trabalho técnico, mas o lado gerencial requer um apoio. “Nosso propósito é atuar sob a ótica de políticas públicas. Sabemos que existe uma oportunidade de melhoria gerencial nos laticínios, tanto no que diz respeito ao posicionamento no mercado quanto à organização interna. Por isso, estamos lançando esse projeto experimental”, enfatiza o profissional.

Neste cenário, o programa vai contar com a participação de 120 alunos do curso a distância de Administração da PUC Minas e, neste primeiro momento, 10 laticínios poderão participar. O trabalho será feito durante um semestre em dois eixos: Empreendedorismo e Negócios e Arquitetura de Negócios.

Patrocinado

“Em relação ao primeiro, o objetivo é construir e analisar a matriz SWOT do laticínio, buscando responder as perguntas: quais são as fortalezas e fraquezas? Quais são os desafios e oportunidades de mercado que estão no seu entorno? Já sob o pilar da Arquitetura de Negócios, se buscará interpretar o processo organizacional”, explica a Embrapa Gado de Leite.

A unidade também destaca que, os alunos, “com a mentoria dos professores, analisarão o negócio e entregarão, ao final, o estudo analítico aos laticínios com as sugestões de melhorias para eficiência em gestão. A primeira turma irá trabalhar de agosto a dezembro no projeto e, a cada semestre, novos laticínios terão a oportunidade de aperfeiçoar sua gestão através do Programa TopLat”.

“Em nosso projeto pedagógico prevemos, desde o início do curso, a inserção do aluno no mercado. O agronegócio é o setor que move a economia brasileira e os cursos de administração, de forma geral, não se aprofundam nessa área. Por isso, propusemos essa parceria com o objetivo de formar nossos alunos no agro e junto com a Embrapa, entregar soluções em gestão para os laticínios”, destaca a coordenadora do curso a distância de Administração da PUC Minas, Sara Resende.

Fonte: A.I, adaptado pela equipe feedfood.

LEIA TAMBÉM:

Contínua valorização do milho afeta pecuaristas

Ourofino abre inscrições para programa de estágio

SP realiza Fórum sobre retirada da vacinação contra Febre Aftosa