in

Proagro fiscalizará propriedades beneficiadas

Peritos serão encarregados pela comprovação de perdas dos produtores rurais

Peritos serão encarregados pela comprovação de perdas dos produtores rurais

Durante os meses de novembro e dezembro, propriedades rurais beneficiadas pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e de Sergipe serão fiscalizadas. Peritos agrícolas estão encarregados de fazer as análises

O Proagro, custeado por recursos alocados pela União, oferece cobertura abrangente e requer um processo criterioso desde o enquadramento das operações até a concessão de pedidos de cobertura, com o pagamento de indenizações pelas perdas comprovadas. São cobertas pelo programa perdas por causas climáticas, doenças e pragas.

Realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o monitoramento será efetuado in loco, com visitas aos empreendimentos, contatos com produtores, funcionários dos agentes financeiros, movimentos sociais, técnicos e empresas encarregadas de comprovação de perdas. Os responsáveis técnicos vão percorrer as lavouras para conferir os dados declarados pelos peritos agrícolas encarregados pela comprovação de perdas nas áreas amparadas pelo programa.

Fica a cargo da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), monitorar o processo de verificação de perdas feito por peritos agrícolas do Proagro.

De acordo com o diretor de Gestão de Riscos da Secretaria de Política Agrícola do Mapa, Pedro Loyola, a Conab tem feito a verificação. “A fiscalização é realizada pela Conab devido à sua capilaridade, recursos técnicos, humanos e o seu vínculo com o Mapa, mediante a assinatura de um Termo de Execução Descentralizada (TED). Procedimento similar já é realizado no Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR)”, informou.

Fonte: MAPA, adaptado pela equipe feed&food.

Ourofino marca presença em leilão Pecuária Solidária

Bom manejo é pilar para sucesso e sustentabilidade