A companhia de origem paulistana que iniciou suas atividades dentro de um contêiner e que ao longo de toda sua trajetória vivenciou e superou os mais variados desafios durante seus 31 anos de participação ininterrupta no mercado de alimentação animal, faz a avaliação sobre o ano, aponta os principais enfrentamentos e releva quais foram os resultados obtidos em meio a um momento ímpar da história mundial.
As palavras reinvenção, otimização, aprendizado, trabalho e propósito, na avaliação de seus líderes, foram as diretrizes adotadas pelo time Polinutri ao longo de 2020. “Nos reinventamos, otimizamos os processos, aprendemos a trabalhar mais distantes fisicamente, porém mais próximos nos nossos propósitos. Mesmo a distância, mantivemos nossos times unidos e literalmente conectados”, avalia o Diretor Comercial e de Marketing, Otavio Fregonesi.
Para ele, neste novo mundo apresentado para a humanidade, a empresa seguiu seus planos e conseguiu executar com excelência todos os propósitos. “Isso fez com que os nossos resultados em vendas e ganho de market share evoluíssem muito, apesar do ano extremamente desafiador em todos os sentidos”, revela.
A principal lição que fica, segundo o CEO da Polinutri, Paulo Andrade, é que o improvável pode acontecer a qualquer momento e que as empresas necessitam estar preparadas para rápida compreensão e ação. “Temos que estar sempre prontos para dar as respostas para o mercado”, insere.
Entre os contratempos vividos durante a crise o executivo lembra que o primeiro foi a importação de insumos, devido a problemas nos portos mundiais sinalizando escassez de matérias primas e insumos em escala global. Na sequência, a atenção se voltou para a escalada de preços puxada pela possibilidade de falta de ingredientes, curva acentuada dos macros ingredientes – milho e soja –, especulações e elevação do dólar.
E diante de todos os contratempos o êxito alcançado, na opinião dos líderes, teve um nome: gente. “A empresa investe no desenvolvimento de todos. O resultado estava alicerçado na absoluta clareza do perfil de competências que queremos nos nossos profissionais”, salienta Otavio e Paulo compartilha: “Nosso time atuou de forma ágil para contribuir junto aos negócios dos clientes Polinutri.”
Na opinião do CEO, na equação composta por empresa, pandemia e clientes, o resultado de 2020 foi sustentável. “A companhia encerra o ano com faturamento recorde. Resultado que só foi possível graças ao comprometimento do time Polinutri, por entendermos e colocarmos em prática o exercício de estarmos junto dos nossos clientes, pois sabemos que só desta forma poderemos ir mais longe”, completa.
“O sentimento deste ano foi de um time alinhado, atravessando os mesmos desafios, em busca de um propósito maior: a produção de alimentos”, recorda Otavio e completa “Encerramos o ano com a sensação de missão cumprida, de vitória. Mantivemos nosso time seguro e saudável, crescemos, batemos as metas e estamos prontos para o que 2021 nos oferecer.”
Fonte: A.I.