A fim de discutir temas importantes sobre a produção, cuidado e manejo de peixes, a Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR) lidera missão de empresas de peixe de cultivo que estão participando, nesta semana, da Seafood Expo North America, em Boston, nos Estados Unidos. A iniciativa faz parte do projeto de expansão da atividade comandado pela Apex-Brasil. Além disso, companhias como YAMO e GeneSeas contam com estandes no local, as entidades são consideradas uma das mais importantes da indústria global de pescado.
O presidente executivo da PeixeBR, Francisco Medeiros, informa: “A tilápia brasileira já participa do mercado norte-americano, porém as potencialidades são imensas. Em 2021, os Estados Unidos foram os maiores compradores da tilápia brasileira. E as exportações começam 2022 em alta: crescimento de 100% em relação a janeiro-fevereiro de 2021″.
Outras empresas brasileiras associadas à PeixeBR também estão presentes no evento, tais como: AYAMO, Copacol, Coprimar (Frango Bello), GeneSeas, Fider e Zaltana. De acordo com Medeiros, a companhia Zaltana está participando da feira em busca de oportunidade de negócios para o peixe tambaqui.
Além disso, Seafood Expo North America reúne representantes de cerca de 170 países. “A piscicultura brasileira tem apresentado resultados cada vez mais positivos em relação às exportações e a retomada de eventos como este é uma grande oportunidade para mostrarmos o potencial do mercado brasileiro”, reforça o presidente.
Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), entre janeiro e fevereiro, o Brasil exportou pouco mais de 1.600 toneladas de tilápia contra 800 toneladas no mesmo período do ano passado. Em receita, foram US$4,7 milhões no 1º bimestre de 2022.
Fonte: A.I, adaptado pela equipe feed&food.
LEIA TAMBÉM:
Conflito em leste europeu impacta setor suinícola brasileiro
Período de vacinação contra febre aftosa começa em maio
Ceva alerta produtores sobre Pleuropneumonia Suína