in

Pesquisa agropecuária: parceria entre Brasil e Texas é renovada

Memorando de entendimento entre a Embrapa e a Universidade A&M do Texas (Tamu) foi assinado na terça-feira (31)

texa brazil flags
REPRODUÇÃO

Ao representar a retomada de ações de PD&I em áreas de interesse bilateral, memorando de entendimento entre a Embrapa e a Universidade A&M do Texas (Tamu), dos Estados Unidos foi assinado. Ação ocorreu na terça-feira (31).

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), “a iniciativa tem por referência projeto de cooperação conjunto, aprovado em edital publicado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)”. A solenidade oficial para formalização da parceria está confirmada para 13 de junho, no campus da universidade, com a presença de Guy de Capdeville, diretor-executivo, Bruno Brasil, secretário de P&D da Embrapa, e de Alexandre Varella, coordenador do Labex EUA Canadá.

“Trata-se de uma cooperação importante, a partir da qual serão fortalecidas áreas prioritárias bem específicas dentro da agenda da Embrapa”, afirma Varella, ao se referir ao potencial de projetos em edição gênica de cultivo e produção animal, mudanças climáticas, agriculturas de precisão e digital, melhoramento genético, ciências de alimentos e bioeconomia.

Segundo Embrapa, a partir de agora, terão início as articulações entre as equipes das duas instituições, com a possibilidade de um worshop para construção de propostas.

Os contatos iniciais que resultaram na assinatura foram feitos pela Embrapa Pecuária Sudeste, na área de melhoramento genético, como explica secretário de P&D: “Com a manifestação do interesse da Unidade, buscamos a aproximação com a instituição norte-americada, considerada uma das mais inovadoras do país”.

No encontro programado para a próxima semana, está prevista a avaliação de novas colaborações de projetos, a partir dos principais desafios dos portfólios Biotecnologia, Mudanças Climáticas, Nutrientes e Insumos Biológicos.

Fonte: Embrapa, adaptado pela equipe feed&food. 

LEIA TAMBÉM:

MAPA aponta dicas para compra de pescados

Agro brasileiro amplia exportações durante mês de março

13⁰ Simpósio Técnico da ACAV anuncia nova data

ebcb445f 2de6 460f a7b1 67eec3e616d2

Reunião pauta desenvolvimento de setor pesqueiro em Natal (RN)

agsas

Prevenção é sinônimo de alimento seguro na avicultura