Patrocinado
MERCADO

Conteúdo

Parceria entre ADM e Parque Vida Cerrado protege fauna silvestre

O monitoramento foi realizado durante um ano em cinco propriedades rurais no Oeste da Bahia
feedfood

A ADM e o Parque Vida Cerrado celebraram a conclusão do projeto colaborativo de monitoramento da fauna de um ano no oeste da Bahia. O compromisso conjunto ressalta a importância da colaboração público-privada na preservação do meio ambiente e na promoção da sustentabilidade em todo o Brasil.

Segundo a bióloga e coordenadora do Parque Vida Cerrado, Gabrielle Rosa, a diversidade da fauna é um dado importante para compreender a qualidade das áreas de conservação e a interação dos animais com a paisagem agrícola regional.

“O maior valor deste projeto é nos permitir produzir planos mais eficazes para a preservação das espécies mapeadas, especialmente o lobo-guará — um jogador-chave na manutenção de áreas verdes e equilíbrio ambiental na região”, explicou a bióloga.

O monitoramento foi realizado durante um ano em cinco propriedades rurais, avaliando grandes mamíferos para detectar possíveis novas espécies. O estudo ainda coletou informações sobre o estado de saúde e doenças circulantes, e avaliou a interação entre os animais selvagens. 

ADM e o Parque Vida Cerrado, como parte do projeto, também implementaram iniciativas de educação ambiental (Foto: divulgação)

Entre os municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, foram instaladas 25 câmeras que forneceram mais de 11.000 registros de imagens, revelando que das 35 espécies de mamíferos selvagens identificadas na região, 11 estão ameaçadas ou em perigo.

A ADM e o Parque Vida Cerrado, como parte do projeto, também implementaram iniciativas de educação ambiental e workshops para alunos e professores das escolas locais, com o objetivo de elevar a conscientização em questões ambientais.

De acordo com o diretor de Sustentabilidade para a América Latina na ADM, Diego Di Martino, buscar um foco mais amplo e uma visão mais conservacionista é uma questão de sobrevivência e estratégia para tornar a agricultura mais sustentável e competitiva na nova era.

“Queremos ser um exemplo a ser seguido e, para isso, também estamos buscando uma maneira de envolver a cadeia de produção, pois acreditamos que os produtores rurais desempenham um papel importante na preservação e conservação de um bioma tão importante quanto o Cerrado”, finalizou o diretor.

Fonte: ADM, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Instituições firmam parceria em prol da sustentabilidade

Primeiro trimestre registra volume histórico no abate de bovinos

Mantiqueira analisa e projeta expectativas para o mercado de ovos

Patrocinado
Patrocinado